Reinaldo Azambuja: economia de MS dobrou em 8 anos e governo deixa R$ 1,5 bilhão em caixa

• Gestão Pública
  • Bruna Estella dos Santos Pereira
  • 12/dezembro/2022 9:48 am

A 19 dias do fim do mandato, o governador Reinaldo Azambuja fez um balanço das realizações nos oito anos de gestão e destacou que, além do pagamento de todos os salários (inclusive com a antecipação da folha de dezembro) e dos fornecedores, vai deixar R$ 1,5 bilhão em caixa para que o sucessor, Eduardo Riedel, possa concluir todas as obras já iniciadas.

Reinaldo Azambuja também destacou o crescimento da economia, resultado das medidas de equilíbrio fiscal, atração de indústrias, obras nos 79 municípios e geração de empregos e renda. “A gente mudou o perfil de Mato Grosso do Sul, essa questão do equilíbrio fiscal. Eu estava olhando, em 2015, o PIB era de R$ 82 bilhões; em 2022, oito anos após, R$ 160 bilhões deve fechar o PIB de Mato Grosso do Sul. Praticamente dobramos o crescimento do Estado”.

Ainda em entrevista à TV Morena nesta segunda-feira (12), ele opinou que o grande desafio do governador eleito Eduardo Riedel será a implementação de modais logísticos. "Consolidar a Bioceânica é fundamental para o desenvolvimento do Estado, assim como buscar na área logística a finalização e a relicitação da BR-163, da BR-262, BR-267, que são as artérias que cortam Mato Grosso do Sul. Isso é muito importante para o crescimento econômico", disse.

Reinaldo Azambuja destacou ainda a importância da Nova Ferroeste e da relicitação da Malha Oeste, principalmente para escoar a produção de minério. "Recentemente você viu todos nós em Corumbá. Vamos sair de 2,5 milhões de toneladas de minério para 7 milhões, podendo chegar a 30 milhões de toneladas. Isso muda o patamar, principalmente na área de mineração, a economia de Mato Grosso do Sul. O grande desafio do Eduardo e da equipe é a implementação desses modais logísticos", finalizou.

Paulo Fernandes, Subcom
Foto: Chico Ribeiro