Agems traz presidente da Associação de Agências Reguladoras para debater desenvolvimento sustentável no ambiente regulatório

  • Agems
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 18/maio/2023 3:02 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Agems (Agência de Regulação do Mato Grosso do Sul) realiza no dia 26 de maio, às 8h30, no Bioparque Pantanal, a segunda edição do ciclo de seminários: gestão de conflitos pelas agências reguladoras com o tema: O Papel da Regulação no Desenvolvimento Sustentável dos Estados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço https://doity.com.br/seminario-papel-da-regulacao-na-construcao-de-um-ambiente-de-desenvolvimento

Para essa edição, a Agems traz dois grandes especialistas no assunto: o diretor-presidente da Abar (Associação Brasileira de Agências Reguladoras), Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides, e a doutora em ciências econômicas, Cristiane Alkmin Junqueira Schimidt, que vão debater o desenvolvimento sustentável e econômico dentro do ambiente regulatório em Mato Grosso do Sul. O evento também contará com a presença do governador do Estado, Eduardo Riedel, o secretário Jaime Verruck como um dos moderadores e o secretário Pedro Caravina.

Diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis.

“Assim como nas últimas edições, estamos com grandes expectativas para esse seminário e com certeza será um momento de muito aprendizado que servirá de capacitação no desenvolvimento do setor público do nosso Estado”, explica o diretor-presidente da Agems e anfitrião do evento, Carlos Alberto de Assis.

A realização de seminários e eventos como esse fazem parte de investimentos da diretoria de Inovação da Agems.

“Para trazer modernização em debates importantes como esse, pensamos e elaboramos minuciosamente cada detalhe a cerca do evento, principalmente em relação ao tema e aos convidados, tudo, é preparado com muita excelência para esse novo ambiente regulatório que estamos construindo”, explica a diretora Rejane Monteiro.

Diretor-presidente da ABAR Vinicius Fuzeira de Sá e Benevides

Perfil dos palestrantes

Vinicius Benevides é graduado em engenharia pela UERJ, com pós-graduação em Energia pela UFRJ, MBA em Planejamento Estratégico pela FGV e especialização nos Estados Unidos, Alemanha e França nas áreas de recursos hídricos e energia. Diretor da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal), presidente da Abar (Associação Brasileira de Agências de Regulação), que reúne 67 agências reguladoras, e membro permanente do seu Conselho Consultivo. É membro do “Board of Governors” do Conselho Mundial da Água (World Water Council), com sede em Marselha (França), e conselheiro honorário permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (Réseau International des Organismes de Bassin), com sede em Paris (França).

Doutora em ciências econômicas, Cristiane Alkmin Junqueira Schimidt

Cristiane Schmidt tem mestrado e doutorado em ciências econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ). É professora de micro e macro para vários MBAs da FGV/RJ e de managerial economics para o MBA de Manchester Business School. É parecerista da RDA (Revista de Direito Administrativo), editada pela FGV Direito Rio, organizadora e uma das autoras do compêndio de quatro livros intitulado Questões Anpec e consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial, através da Davanti Consultoria e Treinamento Econômico.

No Brasil, foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos coorporativos da Embratel, representante da área internacional do Ibre/FGV e diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra. Já no exterior, trabalhou como gerente estratégica da Cementos Progreso e diretora executiva da ONG Pacunam, ambos na Guatemala, foi diretora do departamento econômico da Compañia de Comércio e Exportaciõn, em Porto Rico e diretora adjunta da Autoridade de desenvolvimento Local, também em Porto Rico. Além disso, lecionou na América Central em escolas de prestígio regional, como a Universidad Francisco Marroquín.

Moderadores

Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul Ana Carolina Ali Garcia

O seminário contará com dois grandes moderadores. No primeiro painel, que tratará sobre o papel da regulação no desenvolvimento sustentável dos estados, a moderadora será a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia. Ana Ali é Bacharel em Direito, especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET), especialista em Parcerias Público-Privadas e Concessões, Master of Business Administration em Parcerias Público-Privadas e Concessões, pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck

Para o segundo painel, desenvolvimento econômico e ambiente regulatório, o moderador será Jaime Verruck, secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar. Verruck é Economista, mestre em Economia Rural pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França e pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton) e pelo Programa CEO FGV. Atuou como diretor corporativo do Sistema Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul) e diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Bruna Aquino, Comunicação Agems

Foto do Bioparque Pantanal: Bruno Rezende

Veja Também

NOTA OFICIAL

Com intuito de aprimorar e evoluir na prestação de serviços públicos à população sul-mato-grossense, o governo de Mato Grosso do Sul informa que o ex-delegado-geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel […]

Últimas Notícias

NOTA OFICIAL

Com intuito de aprimorar e evoluir na prestação de serviços públicos à população sul-mato-grossense, o governo de Mato Grosso do Sul informa que o ex-delegado-geral de Polícia Civil, Roberto Gurgel […]

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.