Estado amplia em 50% a participação de micros e pequenas empresas em licitações

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  • 29/outubro/2018 10:00 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Campo Grande (MS) - Já está disponível o Plano Estadual de Compras Governamentais (Comprasgov) para 2019, que prevê a aquisição de 72 milhões de unidades de itens, com orçamento de R$ 2 bilhões. A divulgação antecipada dos itens acontece desde 2015 com o objetivo de fomentar a economia regional, incentivando a participação dos micros e pequenos empresários de Mato Grosso do Sul nos processos licitatórios da administração estadual. Em 2018, a iniciativa resultou em crescimento de cerca de 50% de participação desse setor.

Secretário da SAD, Édio Viegas.

“Aumentamos em aproximadamente 50% a participação de micros e pequenas empresas e mais da metade dessas são de empresários locais. Ou seja, estamos fomentando a economia local, dando oportunidade ao empresário”, destacou o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, durante solenidade de lançamento do Comprasgov 2019. Ele lembra que em 2014 as micros e pequenas empresas correspondiam a apenas 23% entre os participantes do processo licitatório.

O superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, explica que a divulgação antecipada da quantidade de produtos e serviços que o Governo pretende adquirir no próximo ano permite que o pequeno empresário possa se planejar para participar da licitação. “Antes esse empresário não conseguia participar de um processo de licitação desse porte. Ele não tem estoque de mercadorias como uma grande empresa e acabava não participando”.

Ele ainda destaca que a mudança no sistema do Comprasgov, informatizando o processo, deu mais transparência e agilidade. “Hoje o empresário tem tudo disponível, com transparência, no site”, afirma.

O presidente da Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Amems), Delmar Ribeiro, lembra que essa era uma antiga reivindicação do setor. “Foi fundamental para nós. É a possibilidade do pequeno empresário planejar, programar as suas vendas”.

Paula Vitorino - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Edemir Rodrigues

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