Evento do Maio Amarelo sensibiliza jovens e crianças em Corguinho

• 31/maio/2017 3:00 pm

Campo Grande (MS) - O ciclo de atividades sensibilizatórias e educativas para o trânsito do Movimento Maio Amarelo, no município de Corguinho, tem sido realizado em parceria estabelecida entre a Agência de Trânsito de Corguinho, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer, com a intenção de levar aos alunos, professores, pais e corpo técnico administrativo da Escola Municipal Frei Otávio João Simionato palestras-show, contação de histórias e distribuição de material alusivo à temática de 2017: "#Minha escolha faz a diferença."

Nessa terça-feira (30.5) alunos do EJA e professores puderam presenciar a palestra show motivacional de trânsito "Minha diferença começa na minha escolha" ministrada pelo gestor de Educação de Trânsito, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Ruberval Cunha.

Rubinho mesclou conhecimentos técnicos de trânsito com uma linguagem adequada ao grupo atendido utilizando elementos teatrais que colocaram em evidência a importância das escolhas e anseios pessoais de cada um, lembrando que sem vida não há escolhas e que tudo na vida tem um preço. “Desejo que vocês façam a melhor escolha, porque só vocês podem mudar a própria história”, finalizou Cunha.

Com a presença da prefeita Marcela Ribeiro Lopes, do secretário municipal de Educação, Jeffer Aparecido Peres da Silva e do gerente da Agência de Trânsito local, Henrique Campelo, o evento iniciou com enfoque institucional que fez menção às parcerias.

Avaliando a palestra e a contação de histórias com desenho animado sobre o trânsito atual, o secretário destacou a importância da parceria com o Detran e o ótimo resultado obtido, enfatizando a linguagem diferenciada e adequada utilizada com cada grupo, o que na sua visão foi fundamental para o sucesso obtido.

“Tanto os adolescentes quanto às crianças prestaram muita atenção, o resultado foi ótimo. Ele deu destaque para o impacto gerado no grupo e a sensibilização causada sobretudo em um jovem com necessidades especiais moderadas que, inclusive, já foi pego transitando sem CNH com sua moto. O jovem pareceu bastante sensibilizado. É gratificante ver resultados como esse com adolescentes parando para refletir e quem sabe mudando o comportamento quando forem dirigir e crianças sendo ensinadas de maneira lúdica”, destacou.

Compreendendo a proposta de continuidade do movimento, o Detran local continuará realizando outras ações educativas de trânsito durante o ano de 2017, nesta quarta-feira (31.5), com apoio do destacamento da Polícia Militar de Corguinho, os alunos da área rural e urbana da Escola Municipal Frei Otávio participam de uma sessão de contação de histórias, assistem a um desenho animado sobre trânsito e recebem e participam na entrega de panfletos educativos e gibis de trânsito.

Entendendo a importância e amplitude do movimento, que enseja trabalhar a educação não de forma pontual, mas de maneira contínua onde cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar, em qualquer período do ano, o laço do Maio Amarelo em suas ações, o gerente da Agência de Corguinho tem buscado ampliar as parcerias e estuda implementar outras ações educativas no município ainda este ano.

Assessoria de Comunicação - Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS)

Foto: Ruberval Cunha