Governo de MS é premiado nacionalmente por boas práticas em infraestrutura e gestão pública

  • Gestão Pública
  • Rosana Aparecida Monte Siqueira Teixeira
  • 23/janeiro/2024 3:04 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul foi duplamente premiado na 2ª edição do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central, realizado hoje (23), em Brasília. O prêmio reconhece as melhores práticas desenvolvidas pelos estados que compõem o Consórcio Brasil Central, do qual Mato Grosso do Sul faz parte.

No setor de Infraestrutura e Logística, o projeto APP Transportador, da Iagro, ficou com o primeiro lugar. Já a Agraer foi a terceira colocada no prêmio de Gestão Pública, com o Painel de Transparência para o Programa de Integridade e Compliance. As duas agências são vinculadas à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

O governador Eduardo Riedel explicou que o APP Transportador vai dar segurança ao trânsito de produtos. “O aplicativo é um sistema altamente inovador. Parabéns à equipe da Iagro, que se debruçou sobre algo que é sensível e importante, inclusive para a garantia das exportações de alimentos. Mato Grosso do Sul é um grande exportador de alimentos na área animal, na área vegetal e esse aplicativo dá segurança para o trânsito de produtos que vão para frigorífico, que vão ser abatidos, ou trânsito entre propriedades. É com muita agilidade, rapidez, conhecimento da agência sanitária e muito fácil de ser operado ", disse.

Ele afirmou ainda que outros estados já demonstraram interesse em "copiar" a ideia. "Já tem dois estados interessados. O Maranhão já falou: ‘quero ir lá para conhecer’. Goiás está discutindo também - o (governador Ronaldo) Caiado - e é fundamental que a gente tenha o avanço dessas tecnologias à disposição do produtor e que dê segurança ao cidadão como um todo”, continuou o governador.

Criado para estimular a melhoria dos serviços públicos e fomentar a troca e implementação de ideias inspiradoras entre as unidades federativas consorciadas, valorizar a proatividade dos servidores públicos e divulgar práticas inovadoras que possam servir como referência para outras iniciativas, o prêmio foi recebido pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck.

Foram inscritos mais de 130 iniciativas dos estados. O titular da Semadesc recebeu a premiação junto com o governador do Estado, Eduardo Riedel, que também está em Brasília participando da 1º Reunião da Assembleia Geral do BrC - 2024 e da 2ª edição do Prêmio de Boas Práticas do Brasil Central.

A Iagro foi premiada com o valor de R$ 20 mil, em reconhecimento aos esforços e contribuições excepcionais. O aplicativo da agência permite registrar informações detalhadas sobre o transporte de animais, como origem, destino, condições sanitárias e demais aspectos relevantes. Isso proporciona uma maior transparência ao longo de toda a cadeia produtiva, desde a propriedade de origem até o abate ou outro destino final.

Já a Agraer teve seu reconhecimento nacional com a plataforma de Business Intelligence baseada em indicadores e dashboards interativos e customizáveis em um ambiente que integra informações gerenciais da autarquia aos processos, objetivos e atividades dos instrumentos de excelência de gestão, combate à fraude e corrupção. O painel consolida um ambiente de Gestão Pública e compliance na Agraer, centralizando todas as iniciativas de transparência, governança, monitoramento e gestão ética.

O secretário destacou a importância da premiação para elevar a eficiência dos serviços públicos. "O prêmio tem extrema relevância pois trata-se de uma motivação, um estímulo para os servidores criarem soluções inovadoras que tragam resultado para o cidadão. Isso é extremamente importante", ressaltou.

No caso da Iagro, Verruck salientou que a agência detectou dentro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa uma necessidade de rastreabilidade do rebanho.

"O Plano deu uma confiança ao sistema e a Iagro criou o aplicativo que inicialmente teve uma série de desafios. Tivemos a capacitação de caminhoneiros, transportadores e hoje o APP Transportador é esse sucesso, inclusive com adesão voluntária por parte das empresas como na suinocultura e na avicultura. Isso mostra o quão é necessário buscar soluções com tecnologia que atendam o setor", comentou.

Com relação a Agraer, Verruck frisa que a empresa pública fez um trabalho inédito, com o desenvolvimento de Compliance no Governo de uma maneira autônoma.

"Tivemos uma equipe desenvolvendo a estrutura de compliance que inclusive está sendo utilizada pela própria CGE-MS. Então a Agraer vira essa referência, sendo a primeira autarquia do Estado  ter um sistema de compliance agora reconhecido nacionalmente”, finalizou.

Os participantes do prêmio foram agraciados com certificados de participação entregues por seus governadores, destacando a importância de suas contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento dos serviços públicos. Todas as práticas inovadoras premiadas serão amplamente divulgadas, tornando-se modelos inspiradores para outras iniciativas em todo o País.

Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.