Governo envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

• Alexandre Carvalho Gonzaga
  • 02/maio/2024 12:23 pm

O governador Eduardo Riedel anunciou nesta quinta-feira (2) pela manhã que está enviando ao governo gaúcho um helicóptero para apoiar o resgate da população das cidades do Rio Grande do Sul atingidas pelas fortes chuvas e enchentes ocorridas nos últimos dias.

"O secretário Videira (Sejusp), juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Frederico Reis Pouso Salas, está em contato com o gabinete de crise do Governo do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário neste momento. Desde ontem, estamos conversando com o governador gaúcho, Eduardo Leite, oferecendo todo o apoio necessário que o estado do Rio Grande do Sul demandar a Mato Grosso do Sul.  Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão. Contem com o Mato Grosso do Sul", disse o governador Riedel.

O Governo do Rio Grande do Sul declarou ontem (1º) situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

O decreto destaca que RS é atingido por chuvas intensas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais de grande intensidade, sendo classificados como desastres de Nível III - caracterizados por danos e prejuízos elevados.

Os eventos meteorológicos ocasionaram "danos humanos, com a perda de vidas, e danos materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, assim como o comprometimento do funcionamento de instituições públicas locais e regionais e a interdição de vias públicas", descreve o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite.

Com a entrada em vigor, fica decretado que órgãos e entidades da administração pública estadual, observadas suas competências, prestarão apoio à população nas áreas afetadas em decorrência dos eventos, em articulação com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

O boletim de hoje às 12 horas do Governo do Rio Grande do Sul informa que a catástrofe climática atingiu 147 municípios do Estado, afetando mais de 67 mil pessoas e desalojando quase 10 mil. Vinte e uma pessoas estão desaparecidas e 13 perderam a vida, em virtude das enchentes e fortes chuvas.

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
* Com informações da Agência de Notícias do Rio Grande do Sul