O Hemosul Coordenador de Campo Grande vai atender normalmente nesta segunda-feira (06) véspera do feriado nacional da Independência do Brasil.
Todos os tipos sanguíneos são bem vindos para manutenção do estoque estratégico, pois o Hemosul atende unidades hospitalares públicas e particulares de todo Estado.
Além da pandemia, o tempo seco aumenta as doenças respiratórias, deixando o doador inapto enquanto doente. Outro ponto que vale observação são as vacinas contra Covid-19, que deixa os doadores inaptos a doação por um determinado período: Coronavac são 48h e Astrazeneca, Pfizer e Janssen um intervalo de 7 dias.
Vale ressaltar que a instituição está tomando todas as medias de biossegurança para garantir ambiente saudável aos doadores, como: álcool gel, uso obrigatório de máscara, limpeza frequente dos ambientes, distanciamento das cadeiras de espera e coleta.
Requisitos básicos para doação de sangue
Ter entre 16 a 69 anos;
Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal;
Pesar 55kg ou mais;
Tempo de doação: homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses;
Estar bem alimentado e bem alimentado;
Outras dúvidas podem ser tiradas pelas redes sociais @hemosulms ou pelo site www.hemosul.ms.gov.br
Importante
No feriado nacional da Independência na terça-feira (07) o Hemosul Coordenador estará fechado, e retoma os atendimentos na quarta-feira (08).
Mireli Obando, Subcom
Foto: Saul Schramm