Campo Grande (MS) – De 20 a 24 de março, as crianças do projeto Florestinha realizaram educação ambiental em nove escolas na Capital e na cidade de Ladário, atendendo 3.374 alunos. Em Campo Grande foram quatro escolas municipais (Irmã Edith Coelho Neto, Etalívio Pereira Martins, Nazira Anache e Hercules Maymone) e uma privada a escola Ideal totalizando 1.513 alunos atendidos.
Em Ladário, os trabalhos com a duração de uma semana atenderam as escolas João Batista, Municipal Marques Tamandaré, Francisco Mendes Sampaio e Eduardo Machado resultando em 1.861 alunos.
Durante a semana passada de 13 a 17, as crianças e adolescentes do projeto Florestinha da Capital realizaram educação ambiental na cidade de Três Lagoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação daquela cidade e a empresa MSGÁS, que é parceira no projeto, atendendo 1.819 alunos de cinco escolas públicas municipais.
Os trabalhos de educação ambiental em comemoração ao aniversário de 30 anos da Polícia Militar Ambiental (PMA) e a semana da água foram executados em forma de oficinas didáticas com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
5. Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.
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Ao final dos trabalhos são entregues aos professores, folhetos com os temas discutidos nas oficinas, para que eles deem continuidade às informações, por meio da educação ambiental formal. A ideia é que os alunos entendam que o ambiente é um sistema complexo e interativo, em que qualquer ente afetado, prejudica outros em cadeira, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.
Desde o dia 14 de março a PMA recebeu diversas homenagens, em razão do seu aniversário de 30 anos, comemorados no dia 19 de março e o projeto Florestinha realizou essas atividades de educação ambiental no Estado. Os trabalhos também foram realizados em comemoração à semana da Água.
Polícia Militar Ambiental
Fotos: Arquivo