Rede Solidária entrega certificados e fortalece sonhos de formandos

• Thereza Christina Amendola da Motta Cance
  • 04/dezembro/2017 1:57 pm

Campo Grande (MS) - O programa Rede Solidária entregou na manhã desta segunda-feira (4.12), certificados dos cursos realizados no primeiro semestre de 2017 em parceria com o Senai. Assistentes administrativos, modelistas de roupas, operadores de computador, eletricistas e padeiros receberam os certificados de conclusão.

Rosilene Rodrigues, 19 anos, que concluiu o curso de Assistente Administrativo, acredita que agora novas oportunidades poderão surgir no mercado de trabalho. “Vai facilitar muito e fortalecer meu currículo, esse novo curso que tenho”, disse a estudante que ainda busca por uma vaga de emprego. Um ponto destacado por Rosilene foi o fato do curso ter sido oferecido perto de sua casa, no Jardim Noroeste, na unidade Iria Leite Vieira, do Rede Solidária.

Antônia aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar

Concluindo o curso de Modelista de Roupas, a autônoma Antônia Barros, 39 anos, que trabalha em casa, contou que o aperfeiçoamento na profissão é sempre bem recebido. “Já trabalho com costura a mais de 16 anos, e foi muito bom aprender coisas novas. Achava que já sabia tudo, mas os professores, muito qualificados, me ensinaram mais ainda”. Antônia disse também que o próximo passo é se especializar em um curso de nível superior na área.

A titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, reforçou, em sua fala de abertura, o importante papel do programa Rede Solidária. “Um dos grandes papeis do Rede Solidária é justamente esse, de oportunizar para que vocês possam se capacitar e também exercerem a cidadania de maneira plena”, apontou, enfatizando que novas parceiras com o Senai, para 2018, já estão em construção. Fala também reforçada pelo diretor do Senai, Marco Antônio Costa, agradecendo aos concluintes.

A titular da Sedhast, Elisa Cleia Nobre (ao centro), tendo à direita Marta Helena e Vanda Caczrovski, respectivamente, e à esquerda, Marco Costa e Clistiano Fernandes.

Os cursos, realizados nas unidades do Rede Solidária nos bairros Dom Antônio Barbosa e Jardim Noroeste, foram disponibilizados gratuitamente e ministrados por profissionais qualificados e com experiência no mercado de trabalho. Os interessados já podem obter mais informações sobre cursos para 2018 por meio do telefone (67) 3344-0871.

Também participaram da mesa de abertura, realizado na Escola do SUAS/MS “Mariluce Bittar”, na Capital, a coordenadora do Rede Solidária, Marta Helena; a diretora da unidade Ruth Cardoso, no Dom Antônio Barbosa, Vanda Caczrovski e o diretor da unidade, Iria Leite Vieira, no Jardim Noroeste, Pedro Barros.

Rede Solidária

Abrigado em locais estratégicos, o Programa do Governo do Estado, criado pela Sedhast, traz novas perspectivas às famílias que residem nas regiões que atua, como a do Dom Antônio Barbosa e Jardim Noroeste. O Rede Solidária, que é executado em parceria com empresas privadas, organizações da sociedade civil e voluntários, atende crianças acima de seis anos, adolescentes, jovens e adultos que estejam em risco social. Famílias beneficiárias do programa Vale Renda são o principal público-alvo do Rede Solidária. A meta é alicerçar e capacita-las para que tenham autonomia econômica e, assim, não dependam de programas sociais.

Leomar Alves Rosa – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast)

Fotos: Ana Paula Oliveira