Secretaria de Saúde realiza oficina com foco na qualificação da pessoa idosa

• Paulo de Camargo Fernandes
  • 01/março/2023 3:30 pm

A SES/MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) em parceria com o UFSCar (Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos) e a Copid (Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa na Atenção Primária em Saúde), do Ministério da Saúde, realizaram nesta terça-feira (28) e quarta-feira (1º), a Oficina Presencial do Projeto Qualificação da Atenção Ofertada às Pessoas Idosas na Atenção Primária à Saúde (APS) – DgeroBrasil, em Campo Grande.

A oficina foi destinada aos gestores de saúde municipal e estadual da Atenção Primária à Saúde que teve como objetivo qualificar e oferecer apoio técnico quanto a realização do planejamento da implementação da Avaliação Multidimensional da pessoa idosa dentro da APS.

Para a gerente estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Neiva Figueiredo, a realização da oficina colaborará para que os municípios possam implementar a AMD (Avaliação Multidimentisonal da Pessoa Idosa) de forma qualificada à atenção à saúde da pessoa idosa em Mato Grosso do Sul.

“Por esta avaliação é possível saber sobre as condições da população atendida, assim como proporcionar dados e informações para planejamento de políticas públicas voltadas à esta população. Além disto, a oficina contribuiu para demonstrar a relevância da articulação da Rede de Atenção à Saúde para atender as demandas necessárias à saúde da pessoa idosa", destaca a gerente.

O Projeto DGeroBrasil foi realizado em Campo Grande e contou com a presença de 56 profissionais de 31 municípios e com seis gestores municipais de Saúde. “O evento foi um sucesso e é a saúde da pessoa idosa está avançando em nosso Estado”, finaliza Neiva.

DGeroBrasil

O DGEROBRASIL é um Projeto de Extensão, fruto de uma parceria entre o Departamento de Gerontologia da UFSCar e o Ministério da Saúde, formalizado por meio de um Termo de Execução Descentralizado (TED). Desde sua criação em 2006 pelo Ministério da Saúde, a CSPI (Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa) tem demonstrado ser uma importante ferramenta de identificação de situações de riscos potenciais para a saúde da pessoa idosa.

A CSPI configura-se como uma importante estratégia para contribuir com o empoderamento das pessoas idosas na medida em que elas passam a ter informações e registros atualizados sobre sua situação de saúde, medicamentos em uso, agravos e tratamentos realizados, entre outros aspectos, incentivando-os para que participem ativamente do seu cuidado, potencializando um instrumento de gestão a nível individual para a pessoa idosa, as equipes de Atenção Primária à Saúde e os gestores.

Rodson Lima, SES

Foto: Reprodução/SES