Segurança alimentar e nutricional é foco de conferência estadual na Capital

• Leomar Alves Rosa
  • 26/outubro/2023 4:36 pm

O Consea/MS (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de MS) realiza até amanhã (27), com apoio da Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de MS. O evento ocorre na sede da Famasul, na Capital. O objetivo é extrair propostas e eleger os delegados que representarão o Estado na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em dezembro deste ano, em Brasília.

Leatrice Castro

Leatrice Castro, que participa da conferência representando o município de Campo Grande, acredita que a conferência é parte integrante de um processo de construção das políticas públicas em prol da segurança alimentar da sociedade. Trabalhadora da assistência social, Leatrice reforça que o tema é amplo e precisa cada vez mais ser discutido.

Silmara Rodrigues

De Bela Vista, Simara Rodrigues, que é pós-graduada em alimentação escolar, nutrição clínica esportiva e saúde indígena, e também secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, assinala que um dos principais pontos é ofertar o alimento de qualidade e de forma digna para quem precisa. “Não é só oferecer o alimento, mas oferecer o alimento com qualidade e com dignidade. A produção da agricultura familiar também é um ponto determinante para assegurarmos a segurança alimentar e nutricional na sociedade”, diz.

Presidente do Consea/MS, Pedro Gaeta avalia que a conferência cumpre um papel social. “Temos que ativar os conselhos em todos os municípios. Esse é um grande desafio para o Consea estadual. Com isso vamos fortalecer as políticas públicas e receber com mais agilidade as demandas locais. As demandas extraídas daqui vão nortear as políticas públicas nacionais para a população, respeitando cada situação local, como os costumes alimenates”.

Presidente do Consea, Pedro Gaeta

A conferência tem como tema central “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade” com público-alvo formado por conselheiros do Consea/MS. Participam ainda delegados eleitos nas conferências municipais e reuniões ampliadas municipais de segurança alimentar e nutricional de diversos segmentos como os povos indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

São trabalhados também os seguintes eixos: determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional; Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada, e democracia e participação social.

A mesa de abertura da conferência foi composta pela Secretária Executiva de Assistência Social da Sead, Taciana Silvestrini; Rodrigo dos Santos, conselheiro Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e conselheiro Nacional de Economia Solidária; Marco Antônio de Almeida, procurador da República; Saulo dos Santos, representante da Mesa de Diálogo Permanente CATRAPOVOS (Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos do Brasil e do Projeto Territórios Vivos no Mato Grosso do Sul) e Élcio de Souza, coordenador da Secretaria Executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) e pelo presidente do Consea estadual.

Leomar Alves Rosa, Sead
Fotos: Monique Alves