SES e HRMS participam de Simpósio de Cuidados Paliativos em Campo Grande

• Kamilla Nunes Ratier Camacho
  • 05/março/2024 12:32 pm

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) e o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) marcaram presença na abertura do 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do HCAA (Hospital de Câncer de Campo Grande – Alfredo Abrão) realizado na segunda-feira (4), em Campo Grande. O evento é promovido pelo HCAA, em parceria com a Faculdade Novoeste.

Dentre os palestrantes, a Dra. Fabiana Aguiar Vera Cruz Moreno, Supervisora do Programa de Residência Médica em Clínica Médica do HRMS, levará sua expertise ao simpósio. Dra. Fabiana enfatiza a importância do evento como um marco na integração das diversas instituições que oferecem Cuidados Paliativos na região. Ela ressalta a necessidade de troca de experiências, educação continuada dos profissionais e esclarecimento da sociedade sobre um tema ainda permeado por tabus e preconceitos.

“Eu vou falar sobre Trabalho em Equipe, tema fundamental, já que não se faz Cuidados Paliativos sem uma equipe multiprofissional alinhada, coesa e com o cuidado centrado no paciente. Estou muito feliz em representar o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e levar a experiência do treinamento como facilitadora do programa QELCA (Quality End of Life Care for All), um programa internacional de cuidados de qualidade de fim de vida, pelo St.  Christopher Hospice e Instituto Premier, em que profissionais da equipe multiprofissional, que atuam na enfermaria de Clínica Médica, estão desenvolvendo habilidades e competências para prestar esta assistência”, disse.

Também do HRMS, a fisioterapeuta Flávia Souza Maia, é mais uma das palestrantes do evento e apresentará o tema "Reabilitação em Cuidados Paliativos", com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

“A mensagem que eu quero deixar com a palestra é sobre a importância de ter o paciente ativo e participativo no seu processo. E que isso seja de forma funcional, dando mais qualidade de vida para o paciente e família. Eu entendo que esse Simpósio vai ser muito importante para o cenário dos Cuidados Paliativos no estado, já que é uma área em que os profissionais precisam tomar conhecimento da importância para que esses pacientes sejam atendidos em sua totalidade”, afirmou.

Além das contribuições do HRMS, a enfermeira Micheli Borsoi, representando a SES, encerrará o evento apresentando um panorama da Rede de Cuidados Paliativos em Mato Grosso do Sul e a perspectiva para os próximos anos, principalmente com a publicação da Política Nacional de Cuidados Paliativos.

“Esse simpósio é uma oportunidade de atualização para profissionais de saúde. Os temas estão muito interessantes, oportunidade de debater uma diversidade de assuntos sobre cuidados paliativos. A SES apoia e valida essas iniciativas”, afirmou.

O que são Cuidados Paliativos?

Os Cuidados Paliativos são uma abordagem especializada diante de doenças ameaçadoras da vida, que visa prevenir e aliviar o sofrimento, identificar e tratar sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Quando uma doença progride para um estágio avançado ou terminal, os Cuidados Paliativos entram em cena para garantir qualidade de vida, conforto e suporte tanto para o paciente quanto para sua família.

Os princípios dos Cuidados Paliativos oncológicos incluem o alívio da dor e de outros sintomas estressantes, a integração dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao cuidado clínico, o suporte à família e ao paciente para viverem ativamente até o fim, e o uso de uma abordagem interdisciplinar para atender às necessidades do paciente e sua família.

O evento

O Simpósio tem o objetivo de promover conhecimento e disseminar a cultura na área de Cuidados Paliativos, proporcionar discussões científicas e divulgar a abordagem multidisciplinar característica do assunto, contando com a presença de profissionais de referência em Campo Grande, com formação e experiência prática em suas respectivas áreas e notável saber.

O simpósio segue com sua programação até esta terça-feira (5) no auditório do Hotel Metropolitan e as inscrições já estão esgotadas.

Joilson Francelino, Comunicação Funsau/HRMS

Foto: ASCOM/HCAA