Artesanato de MS estará presente em feira internacional realizada em Florianópolis

  • Cultura
  • lgomes
  • 20/maio/2023 5:30 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Entre os dias 20 e 28 de maio, Florianópolis será a cidade do artesanato com a realização da 9ª Feincartes (Feira Internacional de Artesanato e Decoração). O evento reunirá trabalhos de mais de 230 expositores, vindos de 17 estados brasileiros e de 17 países, com a participação expressiva dos artesãos de Mato Grosso do Sul. O encontro é descrito como um verdadeiro intercâmbio cultural.

Para a diretora da feira, Maria Mathias, a Feincartes é uma oportunidade do público conhecer como os diferentes povos se manifestam em seus artesanatos e ainda adquirir peças únicas, que manifestam a diversidade cultural e as tradições dos estados brasileiros e de tantos outros países, sem falar na geração de negócios entre artesãos e lojistas.

Nesta edição, a Feincartes apresenta uma série de novidades, como por exemplo parceria direta com os Estados, através de suas Secretarias, e que permitiu que muitos artesãos viessem participar do evento. “Todos os profissionais passaram por uma curadoria e, muitos deles, irão mostrar seus trabalhos pela primeira vez no sul do Brasil, como é o caso da Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí”, destaca Mathias.

Soma-se à lista de participação, expositores e  produtos típicos da África do Sul, Argentina, Colômbia, Egito, índia, Indonésia, Marrocos, Peru, Quênia, Rússia, Senegal, Tailândia, Tunísia e Turquia, dentre outros.

O Mato Grosso do Sul  terá uma expressiva participação na 9ª Feincartes, que por meio da Fundação de Cultura do Estado  levou 4 associações de artesanato, representando 150 artesãos e 2 artesãos individuais, com 5 mil peças para comercialização nos dias da feira. Para a gerente de atividades artesanais da FCMS, Katienka Klain, “A Feincartes vai ser uma experiência do Estado de Mato Grosso do Sul em feiras no Sul do país. MS tem a tradição de participar em feiras no Sudeste e Nordeste, com a necessidade de abrir novos mercados. A FCMS adquiriu stand em feiras renomadas na região sul”.

Ana Ostapenko, FCMS
Foto: Katienka Klain

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.