CGE-MS e Acadepol promovem evento de como aplicar técnicas interrogatórias

  • CGE
  • Bruno Henrique de Oliveira Rezende
  • 22/maio/2023 8:09 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Em parceria com a Acadepol (Academia da Polícia Civil Delegado Julio César da Fonte Nogueira), a CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado) realiza nesta segunda e terça-feira (22 e 23), das 7h30 às 11h30, no auditório da instituição policial, o evento “Diálogo interativo: sobre entrevista e técnicas de interrogatório”.

O público-alvo são servidores estaduais que atuam em instituições do Poder Executivo do Estado que possuem um volume considerável de processos administrativos.

“Neste momento, decidimos atender as instituições que demandam um número alto de processos administrativos. Esses servidores que trabalham com a área correcional participam de comissões de processos investigativos e acusatórios, em desfavor de pessoas físicas e jurídicas, portanto, é essencial a capacitação em técnicas de interrogatório, entrevistas e detecção de mentiras para o desenvolvimento exitoso das atividades”, comenta a corregedora-geral da CGE-MS, Luciana da Cunha Araújo Matos de Oliveira.

Ela ainda acrescenta que “há a necessidade da realização de entrevistas, oitivas de testemunhas, declarantes e investigados e de interrogatório de acusados, e é preciso técnica para se chegar às conclusões de autoria e materialidade da infração, conhecendo a melhor forma de direcionar as inquirições, realizar perguntas, analisar os comportamentos dos entrevistados e suas respostas, conseguindo constatar a veracidade de uma situação ou não e dar continuidade aos trabalhos, pois na função correcional busca-se a verdade material”.

O curso será ministrado pelo delegado de polícia, Fernando Villa de Paula, para aproximadamente 30 servidores estaduais. A expectativa é de que seja ampliado o conhecimento que os servidores já detêm, considerando as trocas de experiências durante o treinamento; a aplicação de novos posicionamentos aos casos concretos; e que os servidores estejam ainda mais capacitados para conduzir interrogatórios e entrevistas e detectar mentiras (se necessário) com mais segurança, qualidade e eficiência.

Além de servidores da CGE-MS, estarão presentes aqueles que atuam nas Secretarias de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), Administração (SAD), Saúde (SES), Educação (SED), nas Agências Estaduais de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), de Gestão de Empreendimentos (Agesul), de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), de Metrologia (AEM) e da Fundação Serviços de Saúde (Funsau).

Karla Tatiane, CGE-MS
Foto: Álvaro Rezende

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.