GOVERNADOR EDUARDO RIEDEL
Eduardo Corrêa Riedel é graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestre em Zootecnia pela UNESP e especialista em Gestão Empresarial pela FGV, além de Gestão Estratégica pelo Instituto Francês INSEAD.
Ao longo de sua trajetória, Riedel construiu uma carreira de destaque no setor agropecuário e empresarial. Foi presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae, além de ocupar os cargos de vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Também é sócio da Sapé Agropastoril, tendo sido reconhecido em 2017 como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.
Na administração pública, exerceu o cargo de Secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, tendo assumido a Secretaria de Estado de Infraestrutura até março de 2022. Neste mesmo ano, licenciou-se para disputar, pela primeira vez, um cargo eletivo, alçando sucesso nas urnas e tornando-se o Governador de Mato Grosso do Sul em 2023.
Atualmente Eduardo Riedel também preside o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
VICE-GOVERNADOR
José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha. Nasceu no dia 26/10/1964, no Distrito de Itaguaçu, na cidade de São Simão, Goiás. Filho de família muito humilde, caçula de nove irmãos. No ano de 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro, engraxate e vendedor de salgado. A trajetória na vida política começou bem cedo e aos 13 anos foi nomeado o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.
Logo depois, mudou-se para Dourados. Trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, foi eleito prefeito municipal entre 1989 e 1992. Com apenas 23 anos é, até hoje, o prefeito mais jovem a assumir um Executivo Municipal no MS.
Advogado, pós-graduado em Processo Civil, mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília) já atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Barbosinha é casado com a médica Maristela de Castro Menezes e tem um filho, José Pedro Menezes Barbosa.
Em 2007 assumiu a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) onde permaneceu por quase oito anos. Em 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.
No ano de 2014, se elegeu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual. Dois anos depois, em 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, passou a ocupar uma das pastas mais respeitáveis do Governo de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), permanecendo na função por um ano e oito meses e gerenciando o "MS Mais Seguro", um dos maiores investimentos da história da Segurança Pública do MS.
O bom trabalho o levou de volta a Assembleia Legislativa para um segundo mandato de deputado estadual e agora, ao lado do governador Eduardo Riedel, abraça um novo desafio, de ser o vice-governador de Mato Grosso do Sul.
CASA CIVIL
Na Secretaria de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha. Ele é formado em economia e foi eleito 3 vezes como deputado estadual de Mato Grosso do Sul. Seu desafio é desenvolver a coordenação política do governo, em relação à nova administração federal, a Assembleia Legislativa e ainda a interface com os municípios.
Além de executar, junto com a secretaria executiva do interior e da capital, os contratos de gestão para os próximos anos com cada um dos municípios. É um grande desafio de coordenação que será compartilhado com outras secretarias em face de sua dimensão e extensa transversalidade.
SEGOV
Na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos. Ele é formado em Administração pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), possui grande experiência em gestão empresarial e estratégia institucional.
À frente da pasta terá como missão a articulação do conjunto de secretarias setoriais, pois a Segov é onde se alinha e harmoniza o governo, em torno dos grandes objetivos do programa a ser executado e os propósitos da gestão.
SAD
Na Secretaria de Estado de Administração, Frederico Felini é formado em Direito, com especialização em Administração pública pela fundação Getúlio Vargas, pós-graduando em Governança Pública. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 2007 a 2009.
Foi secretário de Governo em Maracaju, de 2013 a 2020; de Assistência Social, de 2014 a 2016; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, de 2019 a 2020; secretário de Governo, novamente, de 2021 a 2022; secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica do Estado em 2023, onde acumulou a função de secretário executivo de Comunicação por 6 meses.
SED
Na Secretaria de Estado da Educação, Hélio Queiroz Daher. Especialista em Gestão Escolar e mestre em Educação Escolar. Atualmente desempenha as funções de superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação, é conselheiro-presidente do Conselho Estadual de Educação e conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.
Seus principais desafios serão oferecer educação substantiva e de qualidade, investindo em uma nova consciência coletiva no mato grosso do sul fortalecendo cada ciclo de aprendizagem. A educação será uma área de alta relevância, pois é a política pública com maior potencial transformador da realidade e por isso no governo vai alcançar um patamar de inédita prioridade e em diferentes campos.
SES
Na Secretaria de Estado Saúde, Maurício Simões Corrêa. Médico conceituado em Mato Grosso do Sul, gestor reconhecido, que tornou as instituições que presidiu referencias nacionais. Foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e também diretor-presidente da Unicred.
Estará à frente do desafio de concluir a regionalização dos serviços de saúde e de fortalecimento do SUS, criando policlínicas nas quatro regiões de saúde, com serviços de imagens e bloco de atenção multiprofissional. Tudo isso contando com a ampliação do uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligência artificial. Para que cada cidadão tenha acesso a saúde de excelência garantindo assim, uma melhor qualidade de vida ao sul-mato-grossense.
SEMADESC
Na Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. Economista, mestre em Economia Rural, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e com formação executiva em Estratégias e Inovação.
Seus desafios serão focar no desenvolvimento e crescimento sustentável; avançar com a industrialização do agro e com a transformação progressiva da nossa economia; consolidar as ações para tornar o Estado Carbono Zero em 2030; atrair empreendimentos com alta capacidade de investimentos, diversificando nossa matriz econômica gerando empregos e renda. Ou seja, crescer, melhorar, avançar e incluir sem destruir nosso patrimônio natural, nossa biodiversidade.
SEC
Na Secretaria da Cidadania, a antropóloga Viviane Luiza da Silva. Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB (2013), e Ph.D. em Antropologia pela University of Manitoba, Canadá. Atuou como professora Gerenciadora na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e conservadora da seção de etnologia do Museu das Culturas Dom Bosco.
Como pesquisadora do Museu de Etnografia de Viena, contribuiu para projetos relevantes na etnografia do Brasil. Exerceu o cargo de professora na faculdade de Utah lecionando as disciplinas: introdução à antropologia e linguística. É idealizadora de centros culturais em comunidades indígenas e trabalhou no assessoramento para a criação de associações das mulheres artistas indígenas nas comunidades Kadiwéu e Terena.
SEAD
Na Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, defensora pública e ex-defensora pública-geral do Estado.
Graduada em Direito, mestra em Direito Constitucional e especialista em Direito Processual Penal. Doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP.
SETESC
Na Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda. Marcelo é graduado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e tem mestrado em motricidade humana.
Na mais transversal de todas as secretarias, a Setesc em específico terá o desafio de trabalhar diferentes demandas e agendas específicas, transformando-as em uma macro agenda de atendimento às pessoas que formam uma sociedade complexa e plural. Fortalecendo sempre as parcerias setoriais entre cultura, esporte e turismo para que todas as áreas compartilhem seus desafios, potencializando esforços, recursos orçamentários, inteligência e parcerias.
SEILOG
Na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no ano de 1989, e possui especialização em Gestão Urbana pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
Com uma carreira extensa e diversificada, ele trabalhou na iniciativa privada de 1989 a 2003 e de 2012 a 2024, além de ter ocupado o cargo de Chefe do Serviço de Engenharia do DNIT/MS de 2003 a 2012, onde liderou projetos de grande escala em todo o estado. À frente da Seilog ele será responsável pela implementação de projetos significativos que visam transformar a infraestrutura do Estado.
Entre suas prioridades estão a ampliação dos investimentos privados, o plano estadual de pavimentação e saneamento básico, e a conclusão de uma nova logística que apoie projetos estratégicos, como a Rota Bioceânica, e outros que mantenham e ampliem o Estado como referência nacional em atração de investimentos, gestão eficiente e transparência no uso dos recursos públicos, e como destino nacional e internacional de investimentos em obras de infraestrutura e logística.
SEJUSP
Na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. Ele é graduado em Direito com pós-graduação em Processo Civil.
Seus desafios consistem em avançar na recomposição dos efetivos; implantar a modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional das forças; instalação de um novo e abrangente sistema de inteligência; desenvolver estratégias de atuação na faixa de fronteira, em parceria com outras instituições do setor; fortalecer o combate ao crime, instituindo programas de recuperação e ressocialização das pessoas.
SEFAZ
Na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flavio César. Graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão e Marketing Integrados. Ele é ex-vereador e foi presidente da Câmara Municipal de Campo Grande. Terá o objetivo de criar uma nova sinergia, mais produtiva, entre as áreas responsáveis por grandes investimentos.
O foco é melhorar ainda mais a qualidade dos gastos públicos, avançando na direção da desburocratização nas cadeias produtivas. Sua tarefa principal é garantir um regime estável de austeridade, condição necessária para que qualquer processo de crescimento sustentado aconteça fazendo com que estes investimentos retornem à sociedade em forma de obras, projetos e programas transformadores da nossa realidade.
CGE - CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADO
Na Controladoria-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda. Formado em Ciências Econômicas e em Direito, com mestrado em Administração Pública e Governo. Girão assume uma área que é fundamental para o aperfeiçoamento do modelo de estado e da melhora da qualidade do serviço público.
Seu objetivo é concluir e efetivar a rede de compliance público a ser instalada em cada uma das unidades administrativas, atuando na implementação de medidas efetivas de combate à corrupção prevenindo a sua ocorrência, impedindo que ela aconteça. Sempre fortalecendo a transparência pública nos órgãos públicos estaduais.
PGE - PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO
Na Procuradoria-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia. Graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco, pós-graduada em direito tributário e MBA em parcerias público-privadas e concessões. O foco da pasta será sempre a eficiência. Apresentando propostas resolutivas para a solução das demandas, comprometimento com o interesse público e cumprimento com zelo das atribuições institucionais, buscando o melhor resultado para o estado e a sociedade.
Cabe à PGE, também, assessoramento jurídico nos projetos de infraestrutura e também todo o contencioso que envolva os projetos. Orientando e fiscalizando o respeito à constituição e às leis pelos órgãos públicos no exercício de suas atividades.
EPE - ESCRITÓRIO DE PARCERIAS ESTRATÉGICAS
No Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em gestão regional e urbana e direito urbanístico. Especialista em PPP e concessões, em negócios e direito da infraestrutura possuindo certificação internacional na área.
Seus desafios serão ampliar o programa de parcerias (PROP-MS), implementando os modelos de concessão, para criar oportunidades de negócios, garantir sustentabilidade aos projetos e reais benefícios aos cidadãos. Consolidando um ambiente de responsabilidade, confiança e transparência para dialogar com a sociedade e a iniciativa privada. O Escritório de Parcerias Estratégicas é uma área de excelência do estado de Mato Grosso do Sul, com efetivo reconhecimento nacional.