Integração de sistemas com o TRT24 e o TRF3 otimiza fluxo de trabalho da PGE

• Natalia Yahn
  • 31/maio/2023 3:22 pm

Com foco na modernização institucional, a PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul) finalizou o processo de integração de sistemas com o TRT24 (Tribunal Regional do Trabalho – 24ª Região) e o TRF3 (Tribunal Regional Federal – 3ª Região). O objetivo da parceria é expandir as atividades da instituição, permitindo maior interação no fluxo de trabalho e continuidade nas atividades desenvolvidas.

A integração do SAJ (Sistema de Automação da Justiça) Procuradorias da PGE-MS, com os sistemas PJe-JT de 1° e 2° Graus do TRT24, PJe de 1° e 2° Graus do TRF3 permite o recebimento de atos eletrônicos de forma integrada, gestão e controle dos prazos de carência, protocolo eletrônico em lote e ajuizamento de processos sem a necessidade de acessar os portais de peticionamento do Judiciário.

Essa junção possibilitará comunicação direta, redução de esforços e otimização de recursos, e irá promover uma expressiva melhoria no desenvolvimento das atividades realizadas pelos procuradores do Estado e servidores da PGE.

Para a execução do projeto foram realizadas diversas etapas, entre elas planejamento, configuração e homologação dos serviços, capacitação dos setores da PGE para utilização das ferramentas disponibilizadas e acompanhamento assistido.

A procuradora do Estado e coordenadora da Coordenadoria de Inteligência e Gestão Estratégica (CIGE), Cristiane Müller Dantas, atuou como gestora do projeto e explica que a integração é uma conexão entre os sistemas da Administração Pública e possibilita agilidade e modernização.

“Com a integração, o procurador do Estado não precisa acessar uma plataforma externa para consultar o andamento de um processo ou protocolar a petição elaborada, diminuindo a quantidade de procedimentos necessários para a realização do peticionamento. O trabalho realizado traz otimização de tempo e moderniza as atividades realizadas pela PGE”, comentou Cristiane.

Dados disponibilizados pela empresa Softplan, responsável pelas melhorias, mostram que entre os dias 1° de abril e 25 de maio de 2023 foram realizados 253 peticionamentos por meio da integração com o TRT24. Já a integração com o TRF3 resultou em 207 peticionamentos protocolados no período de 06 a 26 de maio.

A Procuradoria de Cumprimento de Sentença e Precatórios (PCSP) e a Procuradoria de Pessoal (PP) foram responsáveis pela maioria das petições no TRT24. A procuradora-chefe da PP, Nathália dos Santos Paes de Barros, garante que a integração permite uma melhora nos serviços prestados pela PGE.

“A integração otimizou os serviços da PGE em grande monta, pois o procurador e assessor tem muito mais agilidade nos procedimentos de protocolo de prazos e visualização de autos judicias, que passam a ficar à mão. Gera-se assim mais eficiência no serviço público prestado”, afirmou.

A integração de sistemas tem sido cada vez mais utilizada em diferentes tipos de organizações. Essa solução tecnológica gera diversos impactos positivos como: aumento da produtividade, mais qualidade nas atividades desempenhadas, automatização e controle de processos.

Hanelise Brito, PGE