MIS abre exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” neste sábado

  • Cultura
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 20/maio/2023 5:31 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O MIS (Museu da Imagem e do Som), unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de MS/Centro de Proteção Ambiental, a ONG Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands Internacional Brasil (MUPAN) e o apoio do Instituto do Delta do Salobra promove neste sábado, às 15h, a exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som” na 21ª Semana Nacional de Museus. A exposição será de 20 a 31 de maio de 2023, com visitação gratuita.

A Semana Brasileira de Museus é realizada anualmente em todo Brasil e esse ano tem por objetivo apoiar três dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas: Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

Tendo em vista a temática, a exposição Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som apresenta do ponto de vista dos Artistas de Mato Grosso do Sul olhares acerca de um dos maiores biomas do Planeta o Pantanal: Registros na linguagem do Cinema, em discos, composições, capturas em vídeo e fotografia.

No cinema é apresentado o documentário Planuras (2014) do diretor Maurício Copetti. O filme apresenta a paisagem pantaneira e sua composição: seu humor climático, seus sons, suas cores, sua cosmologia e as pessoas que estão integradas nela. Sobre a música, o museu reuniu itens de seu acervo que tem temática o meio ambiente, a destruição causada pela humanidade e a importância da preservação.

A exposição busca ainda trazer à luz o recente problema das queimadas que assolou o Pantanal principalmente em 2020. Para tanto, a mostra conta com as fotografias e registros em vídeo do Centro de Proteção Ambiental, material dos Bombeiros/Brigadistas que combateram o incêndio, bem como o trabalho desenvolvido pela iniciativa AquaREla Pantanal, o qual a ONG Mulheres em Ação no Pantanal (MUPAN) e a Wetlands Internacional Brasil, e outros parceiros são responsáveis. A iniciativa tem a participação ddas comunidades para a produção de mudas e plantios em áreas de restauração do Pantanal.

“Enquanto criávamos a exposição, ficou evidente para nós que não poderíamos falar do Pantanal sem falar dos problemas recentes de queimadas e das ações de recuperação do Pantanal”, afirma Susana Barbosa uma das curadoras da mostra.

A exposição vai de 20 a 31 de maio de 2023. Haverá um coquetel na abertura, no dia 20 de maio, às 15h. A visitação é gratuita e ficará aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados, das 8h às 17h. Podem ser agendadas visitas de escolas e grupos com atividades educativas e mediação pelo número (67) 3316-9178.

Sobre a Iniciativa AquaREla Pantanal

A iniciativa é um trabalho construído no coletivo que envolve a Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal, a Wetlands International Brasil, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, o Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Áreas Úmidas (INAU/UFMT).

As ações são desenvolvidas no âmbito do projeto “Recuperação de Florestas Ribeirinhas Pantaneiras: beneficiando água, solo, peixes e populações do entorno da RPPN Sesc Pantanal” e do Programa Corredor Azul da Wetlands International, que conta com a participação decisiva das comunidades da região para a produção de mudas e plantios nas áreas de restauração do Pantanal.

A Aquarela Pantanal é financiada pelo: 1) Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) por meio do Projeto Estratégias de Conservação, Recuperação e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal (GEF Terrestre), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com as agências Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como implementador e o Fundo Brasileiro de Biodiversidade (FUNBIO) como executor; 2) DoB Ecology via Programa Corredor Azul da Wetlands International.

Serviço:

O que: Exposição “Mato Grosso do Sul da Imagem e do Som”, Entrada Gratuita

Onde: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar

Quando: De 20 a 31 de maio de 2023, Abertura com coquetel dia 20 de maio às 15h.

Mais informações: (67) 3316-9178

 

Ana Ostapenko, FCMS

Foto: Acervo MIS

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.