SES e Conselho Estadual realizam 10ª da Conferência Estadual de Saúde

• Saúde
  • nrodrigues
  • 23/maio/2023 12:14 pm

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e CES (Conselho Estadual de Saúde) realiza a partir das 19 horas desta terça-feira (23), a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento segue até a próxima quinta-feira (25), em Campo Grande.

A 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul deve receber um público estimado de mil pessoas. Para este ano a Conferência traz como tema central: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro Dia”.

Durante os três dias de evento, conselheiros, usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), trabalhadores e gestores/prestadores estarão envolvidos na temática, apresentando, avaliando e discutindo propostas para a contínua construção e efetivação do SUS.

O evento ocorre a cada quatro anos e tem como base de discussão as proposições provenientes das Conferências Municipais de Saúde, além de formular diretrizes para elaboração do Plano Estadual de Saúde (2024-2027).

Na cerimônia de abertura o secretário de Estado de Saúde, Dr. Maurício Simões, discorrerá sobre o Panorama Situacional da Saúde no Estado e, em seguida, a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Dra. Crhistinne Maymone, ministrará a palestra magna sobre o tema central da conferência “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro Dia”. Marcam presença no evento o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Caio Leônidas de Barros, entre outras autoridades.

Nos outros dias serão apresentadas práticas exitosas e mesas condutoras com a finalidade de discutir os eixos do Sistema Único de Saúde.

Confira a programação completa:

23/05 (Terça-feira)

16:00 às 18:00 - Credenciamento
19:00 - Cerimônia de Abertura
19:30 - Panorama Situacional da Saúde no Estado - Dr. Maurício Simões Corrêa
20:00 - Palestra Magna - Tema Central “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro Dia”
• Expositora: Dra. Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves - Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS)
• Debatedor: Ricardo Alexandre Correa Bueno - Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
• Coordenadora: Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

24/05 (Quarta-feira)

8:00 às 10:00 - Credenciamento
8:00 - Apresentação Cultural
8:15 às 9:15 - Retirada das fichas de moções
8:15 - Prática Exitosa - Projeto e-visita - SES/MS Tecnologia da Informação transforma modelo de controle de visitas domiciliares dos Agentes de Controle de Endemias
8:45 - Atividade Laboral
9:00 - Coffee Break
9:15 - Roda de Conversa da Diversidade
10:15 às 15:00 - Credenciamento - Pessoas Delegadas Suplentes
10:15 - Diálogos em Defesa do SUS
10:45 - Atividade Laboral
11:30 - Intervalo
13:30 - Mesa Condutora I - Eixos I e II “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” e “O papel do Controle Social e dos movimentos sociais para salvar vidas”
• Expositor: Moyses Longuinho Toniolo de Souza - Conselho Estadual de Saúde (CES/BA)
• Debatedor: Davi Vital do Rosário - Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
• Coordenador: Sebastião de Campos Arinos Junior - Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
14:30 - Debate e sistematização das propostas oriundas do debate - Eixos I e II
15:30 - Prazo Final para entrega das moções Prática Exitosa Envelhecimento humano e cuidados paliativos na Atenção Primária
16:00 - Encerramento

25/05 (Quinta-feira)

8:00 - Lista de Assinatura
8:30 - Acolhimento
8:45 - Mesa Condutora II - Eixos III e IV “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e democracia” e “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”
• Expositora: Karine Cavalcante da Costa - Secretaria de Estado de Saúde (SES/MS)
• Coordenador: Adeir Archanjo da Mota - Conselho Municipal de Saúde (CMS/Dourados)
• Debatedor: André Vinicius Batista de Assis - Conselho Estadual de Saúde (CES/MS)
9:45 - Debate e sistematização das propostas oriundas do debate - Eixos III e IV Prazo final para entrega das moções
10:45 - Carta Aberta ao Legislativo
11:30 - Intervalo
13:30 - Plenária Final
1 - Aprovação das Propostas
2 - Aprovação das Moções
3 - Eleição das Pessoas Delegadas para a 17ª CNS
16:30 às 17:00 - Plenária Celebratória - Foto Oficial
Coffee Break

Parceria

As ecobags que serão distribuídas aos participantes da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, foram confeccionadas com mão-de-obra prisional, com a participação direta de dez reeducandos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e na Penitenciária Masculina de Regime Fechado da Gameleira II, que atuam desde o corte à finalização da costura das sacolas em tecido. A produção é fruto de uma parceria entre a SES e a Agepen, por meio de sua Diretoria de Assistência Penitenciária.

Serviço

O Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo está localizado a avenida Waldir dos Santos Pereira, s/n - Parque dos Poderes, em Campo Grande.

Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende