Campo Grande (MS) – Eleger como prioridade um setor carente de atenção e concretizar a vontade expressa pela maioria da população do Estado é o maior legado da Caravana da Saúde na avaliação do governador Reinaldo Azambuja. O lançamento do projeto, que iniciará por Coxim no dia 26 sua trajetória de humanizar e garantir o tratamento de milhares de sul-mato-grossenses, foi feito esta tarde (16) na Capital.
A priorização da saúde também foi celebrada por secretários de Estado, deputados estaduais e federais e prefeitos presentes no evento. Para todos a Caravana da Saúde sinaliza uma nova visão de governo que prioriza o bem-estar coletivo da população.
Para o secretário de Saúde, Nelson Tavares, a determinação em definir o setor como prioridade foi um ato de coragem. “Isso é inédito em Mato Grosso do Sul. Temos 30 parceiros estabelecidos e a grande maioria pediu para participar. Essas parcerias espontâneas mostram a credibilidade desse projeto de Governo”, analisa. “A Caravana define a nossa capacidade temporal, praticamente zerando as filas das cirurgias”.
Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Juvenal de Assunção Neto, prefeito de Nova Alvorada do Sul, lembra do compromisso assumido ainda em campanha e celebra a concretização de um projeto amplo que beneficia a municipalidade. “Os municípios gastam de 25% a 30% em saúde enquanto a lei diz que deve ser usado 15% do orçamento. A Caravana é o passo inicial para mudar este quadro”.
Em nome da bancada federal, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta destacou a decisão política de se priorizar a saúde. “No inconsciente político é atender o doente, mas o conceito é muito mais amplo. Saúde é um conjunto de atitudes. Vejo nessa Caravana uma sinalização importante. No ano passado todos os deputados alocaram R$ 5 milhões e o governador deixou claro – ‘o que vocês colocarem eu dobro’, sinalizando a vontade política e social”.
Para o deputado estadual Junior Mochi, a saúde é a solicitação mais demandada pela população. “Essa iniciativa é importantíssima e irá diminuir e até zerar as filas, além de deixar melhorias nos municípios. A Assembleia Legislativa jamais poderia deixar de ser parceira”.
“A Caravana é um compromisso de campanha. A saúde é prioridade da população e será prioridade do Governo. A Casa Civil entra para dar andamento com todo o gás para a este projeto”, finalizou o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula.
Texto: Marcio Breda - Subsecom