Reinaldo inaugura sede da Funtrab e destaca qualidade no atendimento

• 27/abril/2015 6:16 pm

Campo Grande (MS) – Durante a inauguração da nova sede da Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), na tarde de hoje (27), o governador Reinaldo Azambuja destacou a acessibilidade das instalações do local e a qualidade do atendimento que será prestado aos cidadãos sul-mato-grossenses. “Trata-se de um lugar com melhor acessibilidade, mais próximo do cidadão que busca emprego, atendimento nos programas como Vale Renda, Vale Universidade e outros sociais que aqui também serão recepcionados. E claro, mais conforto para os nossos servidores, uma vez que tínhamos no prédio antigo vários problemas estruturais”, disse. O novo endereço da Funtrab é no centro da Capital, localizado na Rua  13 de Maio, nº 2.773, entre as ruas Cândido Mariano e Dom Aquino.

Ainda segundo Azambuja a reestruturação da nova sede demorou cerca de 90 dias e foi realizada pelo próprio locatário do imóvel. “Aqui teremos também praticamente o mesmo custo do aluguel anterior, mas um espaço melhor, com melhores condições de atendimento” afirmou.

JBC_0379.JPG

De acordo  com diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, o local ainda está em fase de reestruturação pois a intenção é atender através da Fundação todos os tipos de serviço de direitos humanos e trabalho. “Queremos dentro dessa política de transversalidade  do Governo do Estado nos tornar a porta de saída para muitos beneficiários dos programas realizados pela Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho [Sedhast]. Temos um governo humanizado e que visa pessoas, portanto espero que essa seja uma casa de esperança para o trabalhador entrar e se sentir acolhido”.

Para o representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o secretário-executivo Francisco José Pontes, Mato Grosso do Sul saiu na frente ao ganhar um lugar de destaque e adequado para realizar as políticas públicas de emprego. “No Ministério nós temos um desafio que é modernizar a instituição nas suas ações digitais e este estado saiu na frente. O trabalhador que está atrás do seguro desemprego, ou mesmo atrás de outro emprego precisa ser bem atendido e  vejo que vamos ter isso nesta casa”.

A nova agência , além de disponibilizar os serviços de intermediação de emprego, seguro-desemprego; emissão de Carteira de Trabalho; qualificação social e profissional; apoio à geração de trabalho e renda e microcrédito (Banco Cidadão); haverá a inclusão de novos serviços oferecidos para a população: postos de atendimento do Procon/MS (orientação e defesa do consumidor); Vale Renda (benefício social direcionado às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica) e Vale Universidade (benefício social aos estudantes universitários de baixa renda com bolsa de até 70%).

Participaram da solenidade de inaguração o prefeito da Capital , Gilmar Olarte; o diretor-presidente da Fundação Social do Trabalho (Funsat), Cícero Ávilla; a vice-governadora e titular da Sedhast, Rose Modesto; o deputado estadual Beto Pereira; os vereadores da Capital Herculano Borges, Vanderley Cabeludo e Ademar Vieira Júnior “Coringa", entre outras autoridades.

I Seminário

Após a solenidade de inauguração da Funtrab foi realizado, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o 1º Seminário do Trabalho, Emprego e Renda de Mato Grosso do Sul.

Durante o encontro, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância de se realizar um trabalho conjunto neste momento de baixo crescimento econômico e de redução de vagas de trabalho no País. "Temos como desafio criar um ambiente favorável com mais investimentos de empresas, parceiros dentre eles o Ministério do Trabalho e o principal  melhorar a mão-de-obra  para fortalecer o trabalhador brasileiro", disse durante o Seminário.

O objetivo do 1º Seminário foi debater as políticas voltadas para emprego e renda e contou com a participação do representante do MTE,  Francisco José Pontes, que falou sobre as ações e programas do Governo Federal.

Raquel Pereira com a colaboração de Leandro Silva

Fotos: Jessica Barbosa