Campo Grande (MS) - Termo de cooperação que será firmado entre o Governo do Estado e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nesta sexta-feira (11) vai acelerar e melhorar o processo da reforma agrária em Mato Grosso do Sul. A parceria será pactuada entre o governador Reinaldo Azambuja e o presidente do Incra, Leonardo Góes da Silva, às 14h30, no auditório da governadoria, em Campo Grande.
Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 202 Projetos de Assentamentos (PA's). Parte dessas áreas encontram-se em fase de consolidação, outra caminha para a emancipação, conforme informou o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas. No entanto, segundo ele, um dos principais desafios para efetivar a autonomia desses PA's é a posse da terra.
Para agilizar esse processo, a parceria prevê a designação de servidores da Sepaf e da Agraer para atuar junto do Incra em vistorias, avaliações de imóveis e até mesmo em questões ambientais. Ao todo, mais de 30 mil famílias ão atendidas pelo Incra.
Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação | Foto: Chico Ribeiro