Estado reúne parceiros no combate à dengue para multiplicar ações de controle de mosquitos

• 30/novembro/2016 11:00 am

Campo Grande (MS) - Por meio da Defesa Civil Estadual, o Governo de Mato Grosso do Sul reuniu nesta quarta-feira (30) instituições públicas parceiras no combate à dengue para incentivar a propagação de informações sobre o assunto. A intenção é multiplicar ações de controle dos mosquitos Aedes aegypti Aedes albopictus, transmissores de doenças como a dengue, chikungunya e zika.

No evento da Defesa Civil, o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lúcio Rosário, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), palestrou para representantes de prefeituras municipais, integrantes de defesas civis municipais e militares do Exército, Aeronáutica, Polícia e Corpo de Bombeiros. Ele reforçou as formas de combate ao mosquito e falou da importância do trabalho de prevenção.

Mauro Lúcio

"A melhor maneira de evitar a proliferação dos mosquitos é a prevenção. Temos que conhecer nosso inimigo, como ele age e como atacá-lo; e a melhor arma para eliminarmos ele é a limpeza", garantiu. Segundo Mauro, é necessário manter residências à prova de mosquito para evitar a proliferação do inseto e o contágio com os vírus. "Tampar caixas d'água, colocar suspiros em fossas, manter calhas limpas e não deixar água parada", lembra. O coordenador ainda afirma que uma vistoria semanal na própria residência ajuda a manter o local sem mosquitos.

Atualmente, cerca de 4,8 mil agentes de endemias trabalham no combate à dengue e outras doenças em Mato Grosso do Sul. Entretanto, para Mauro, o principal agente transformador é a sociedade. "Cada um tem que fazer seu papel, para evitar acúmulo de lixo e a propagação das doenças", diz. Só este ano, de janeiro até a terceira semana de novembro, uma média de 59 mil notificações de dengue foi registrada no Estado, conforme boletim epidemiológico da SES.

Coronel Bittencourt

Segundo o coordenador estadual da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, coronel Isaías Bittencourt, a reunião com instituições parceiras do Estado objetiva a multiplicação de conhecimento. "É uma mobilização. Cada órgão parceiro controla e monitora a incidência de mosquito em sua instituição. Queremos que esse conhecimento, de como combater à dengue e outras doenças, chegue até à sociedade", explica. Além de trabalhar com desastres naturais, a Defesa Civil do Estado atua ativamente no combate à dengue, com mobilizações, mutirões e palestras educativas.

A reunião para multiplicação de ações de combate às doenças transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti Aedes albopictus foi realizada no auditório do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), no Parque dos Poderes.

Bruno Chaves, Subcom | Fotos: Edemir Rodrigues.