A unidade localizada no Jardim Noroeste, em Campo Grande, tem capacidade para prestar atendimentos à cerca de 3.500 famílias por mês. A expectativa é de que além da população da região, moradores de outros onze bairros próximos sejam contemplados com os serviços oferecidos.
Em funcionamento desde fevereiro de 2017, o local atende crianças e adolescentes com atividades educacionais, sociais e de lazer, além de oferecer cursos profissionalizantes para adultos, conforme explica Juliana Funes, atual diretora da Unidade.
Presidente da associação de moradores do Jardim Noroeste há quatro mandatos, Antônio Vieira, acredita que a iniciativa é importante, em especial para as crianças, que tem a oportunidade de sair das ruas para estudar e praticar esportes.
Conforme a vice-governadora Rose Modesto, o Governo do Estado realizou um estudo antes de instalar a nova unidade na capital, e constatou que o bairro Noroeste precisava de apoio do poder público para se desenvolver. O mesmo acontece com outros locais no interior, onde há expectativa de instalação de sedes do Rede, segundo esclarece a vice-governadora.
O governador Reinaldo Azambuja lembra que a primeira unidade do Programa foi implantada no bairro Dom Antônio Barbosa – considerado o mais carente de Campo Grande -, e mudou a realidade da população local. Para o governador é fundamental adotar políticas de inserção social em Mato Grosso do Sul.
A unidade “dois” do Rede Solidária foi batizada de Iria Leite Vieira e já possui em seu cadastro pelo menos mil e duzentas famílias e conta com a participação de 400 crianças nos dois turnos.
Informações podem ser obtidas no local, que fica na Rua da Conquista 649 – Bairro Noroeste, ou pelo telefone 3344-0870.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul