Com o tema “O protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses: Empoderamento e Empreendedorismo”, a programação comemorativa do Dia Internacional da Mulher em Mato Grosso do Sul vai debater a importância do poder de decisão e da participação da mulher nas políticas públicas, sem esquecer do combate à violência, que continua como tema central das discussões.
De acordo com a subsecretária de Estado de Políticas para Mulheres, Luciana Azambuja, um dos focos da ação é o incentivo a independência financeira das vítimas.
A vice-governadora Rose Modesto explica que o poder público contribui com o combate à violência contra a mulher oferecendo canais de denúncia, espaço adequado de atendimento psicossocial e capacitação para o mercado de trabalho. No último ano, 73 mulheres atendidas pelo Ceam – Centro Especializado de Atendimento à Mulher -, em Campo Grande, foram encaminhadas a cursos de capacitação, a intenção é fazer com que esse trabalho se estenda às demais cidades de Mato Grosso do Sul.
Além da capital, o Governo do Estado vai levar as ações da campanha do mês da mulher ao interior. Conforme a subsecretária Luciana Azambuja, oito municípios vão sediar diversos seminários. Pelo menos 350 gestoras de atendimento à mulher também devem ser preparadas para prestar melhor atendimento à população.
A programação alusiva ao Mês da Mulher termina no dia 31 de março. Mais informações podem ser conferidas site agenciadenoticias.ms.gov.br.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul