Mato Grosso do Sul participa de reunião sobre Pacto Nacional de Redução de Homicídios

• 13/maio/2015 11:38 am

Campo Grande (MS) – Hélton Fonseca, adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, representa Mato Grosso do Sul na Reunião sobre o Pacto Nacional de Redução de Homicídios que acontece nesta quarta-feira (13), em Brasília (DF), com a presença do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki e os secretários de segurança de todo o País.

O Pacto Nacional de Redução de Homicídios é uma política de Estado a ser implementada pelo Governo Federal, com o objetivo de reduzir em 20% os números de homicídios em todos os Estados do país nos próximos anos. A iniciativa vai contemplar ainda, ações contra assassinatos de policiais e profissionais de segurança pública em serviço ou em razão da profissão.

Essa aliança nacional prevê mudanças legislativas, dando à União mais responsabilidades e estabelecendo a integração entre os entes federados, com foco na redução dos índices de homicídios e melhorias na segurança e qualidade de vida de toda a sociedade. O Pacto Nacional de Redução de Homicídios envolve todos: sociedade civil, Governo Federal, governos estaduais e municipais e gestores e trabalhadores da segurança pública.

Integração

No início de abril a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) lançou em Brasília o Sistema de Informações sobre Gabinetes de Gestão Integrada  (InfoGGI), uma das ferramentas a serem utilizadas pelo Pacto, para o enfrentamento aos crimes e à violência em todas as unidades da Federação. Esse Sistema que deve ser apresentado na reunião de hoje aos secretários, permite à prefeitos e governadores de todo o país, a otimização das políticas locais de segurança pública, bem como a integração dos planejamentos e ações das esferas municipal, estadual e federal.

O InfoGGI integra o Sistema Nacional de Informações em Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp). É mais uma ferramenta de gestão disponível no Portal Sinesp, com a finalidade de  facilitar a organização e funcionamento da segurança pública nacional, e fornecer gratuitamente aos governantes instrumentos que permitem o acompanhamento das demandas da área, bem como orientar planejamentos locais, favorecendo parcerias de municípios e estados com o Governo Federal na área de segurança pública.

Joelma Belchior - Sejusp