Campo Grande (MS) – Em encontro com gestores esportivos de Mato Grosso do Sul, o governador Reinaldo Azambuja disse que vai ampliar os investimentos em esporte em lazer no Estado. Nesta quinta-feira (16), ao fazer a abertura de evento que debate políticas públicas e ações relativas à atividade física, Reinaldo afirmou que convocou deputados estaduais para destinarem emendas parlamentares ao segmento.
“Esse ano vamos fazer uma grande compra de equipamentos esportivos para distribuirmos aos 79 municípios, já falei com os deputados para aumentarmos os investimentos nessa área (por meio de emendas parlamentares). Sabemos que o esporte é um dos caminhos de inclusão social, por isso também trabalhamos para reestruturar e recuperar centros e praças esportivas por todo o Estado”, discursou o governador.
Dados divulgados pelo diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundeporte), Marcelo Miranda, revelam que em 2016 foram empregados cerca de R$ 11 milhões em diversas atividades pelo Estado, totalizando 251 dias de ações esportivas e de lazer. “Esse ano teremos um orçamento mínimo de R$ 11 milhões, igual ao ano passado, mas há tratativas para expandirmos esse orçamento”, contou Marcelo.
A ampliação dos recursos foi confirmada pelo governador. “A Fundesporte tem esse orçamento, que precisa de aporte maior. Por isso o Governo tem buscado outras formas, com o equilíbrio financeiro e menor gasto com a máquina pública, para implementarmos mais recursos nesses projetos”, pontou Reinaldo. Segundo ele, por meio de parcerias, o Executivo Estadual vai desenvolver atividades de lazer e esporte em todos os municípios sul-mato-grossenses.
Entre as ações planejadas pelo Executivo está o projeto que de lei que será encaminhado à Assembleia e prevê, por meio do Bolsa Atleta, incentivar técnicos que trabalham com esportistas em Mato Grosso do Sul.
Encontro de gestores esportivos de MS
Realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, o Encontro de Gestores Esportivos de Mato Grosso do Sul vai reunir nos dias 16 e 17 de março gestores municipais, presidentes de federações, de clubes e de outras entidades civis e órgãos públicos para debate sobre políticas públicas e ações relativas à atividade física, esporte e lazer no Estado em 2017.
O encontro inclui ainda o II Ciclo de Capacitação do “Marco Regulatório do Terceiro Setor”, que visa treinar os participantes sobre as novas formas de apresentar pedidos de parceria com o Governo do Estado, via termo de fomento, termo de colaboração e acordo de cooperação.
Na ocasião, também será apresentado o calendário esportivo 2017 da Fundesporte e discutidos os procedimentos de execução do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul. Os participantes ainda serão informados sobre os cursos de capacitação oferecidos pela Fundação.
“É uma prestação de contas da Fundesporte e uma forma de discutirmos novos projetos e encaminhamentos”, resumiu Marcelo. Para ele, a gestão da Fundação nos dois últimos anos rendeu frutos positivos para o Estado, como a reinserção de Mato Grosso do Sul no Circuito Nacional de Vôlei de Praia.
“Estávamos seis anos sem ter o evento nacional de vôlei em Mato Grosso do Sul e conseguimos trazer ano passado. Segundo dados da Confederação Brasileira de Vôlei, a etapa em Campo Grande foi a melhor do Brasil em termos de público e organização. Por isso eles já garantiram que vão voltar esse ano, o que também atende solicitação do governador Reinaldo Azambuja”, anunciou.
Confira mais fotos do evento aqui.
Bruno Chaves - Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Fotos: Chico Ribeiro