Campo Grande (MS) – Durante visita ao Aquário do Pantanal na manhã desta terça-feira (19), o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, ressaltou o compromisso do Governo do Estado em concluir o Aquário. “O governador nunca disse que não terminaria o Aquário, mas que em ordem de prioridades, em face da situação da saúde e da educação do Estado, ele teria optado por investir em saúde. Mas já que pegamos a obra, é intenção nossa, nosso esforço, e é importante que vocês vejam in locco, essa conclusão”, disse.
Ainda segundo o secretário, o valor final do Aquário vai ficar na ordem do R$ 230 milhões. “Temos que separar bem as coisas, o Aquário foi muito discutido, mas vamos terminar e fazer com que o dinheiro do cidadão seja aplicado da melhor maneira possível”, analisou.
De acordo com um dos engenheiros responsáveis pela obra, Domingos Sávio, atualmente o Aquário conta com cerca de 150 funcionários que trabalham em ritmo normal, uma vez que a obra já caminha para a conclusão.
A moradora da Capital, Valdirene Andrade, que já morou em Valência na Espanha onde há o maior Aquário da Europa, ficou impressionada com as instalações e com o tamanho da obra Sul-Mato-Grossense. “Eu tinha muita curiosidade de vir aqui porque todos os dias vejo esse lugar de uma janela, e de repente tive a oportunidade de estar aqui dentro. Lá [em Valência] não tive a oportunidade de entrar, sempre fiquei do lado de fora contemplando, mas aqui vou poder trazer meus filhos”.
Aquário
O Aquário do Pantanal, tecnicamente chamado de Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Difusão do Conhecimento sobre a Biodiversidade Pantaneira, é um empreendimento que agrega duas funções: a de ser uma forte atração turística em Campo Grande e a de ser um centro de geração e difusão do conhecimento sobre a biodiversidade do Mato Grosso do Sul, com foco principal na biodiversidade aquática.
Para cumprir suas funções, o Aquário do Pantanal foi concebido com uma arquitetura funcional composta de 3 componentes: a Galeria de Aquários; o Centro de Conhecimento e Divulgação Científica da Biodiversidade de MS e o Centro de Negócios. A Galeria de Aquários tem finalidade turística e é nele que se concentram as atrações de base do Aquário do Pantanal. A intenção desse componente será retratar de forma sintética e objetiva toda biodiversidade dos ambientes aquáticos do Pantanal. Compõe-se de diversas unidades de aquário ou aquaterrário, sendo cada um deles um retrato da diversidade do ambiente pantaneiro.
Contará com 18 tanques internos e 6 tanques externos, totalizando um volume de água de 6,275 milhões de litros. Ela será habitada por aproximadamente 12.500 animais subdivididos em mais de 260 espécies (peixes, invertebrados, répteis e mamíferos). Nos tanques internos constarão temas como veredas, ressurgências, rios de cabeceira, rios de Bonito, rios do Pantanal, planície inundada, tanque de contato, neotrópico, piranhas, sucuris e a galeria de biodiversidade dos cinco continentes – Oceania, Europa, América, Ásia e África. Por outro lado, nos tanques externos, os quais serão ao ar livre, constarão temas como baías, cachoeiras, orquidário, banhado, terras alagadas, lontras, jacarés e antas e um playground lúdico para as crianças brincarem.
Raquel Pereira - Subcom.