Campo Grande (MS) – A partir desta segunda-feira (5.6), a Campanha de Vacinação contra Influenza está aberta para outras faixas etárias e grupos. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça que, para os municípios que ainda não atingiram a meta de imunização prevista na campanha (90% do grupo de risco) a vacinação deve continuar direcionada para o grupo prioritário. Cada município ficará responsável pela sua estratégia de imunização, apenas para aqueles que não atingiram a meta.
A SES reitera que todas as doses destinadas à Campanha de Vacinação contra a Influenza já foram encaminhadas a todos os municípios e não haverá envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, a vacinação deverá ser mantida enquanto durarem os estoques, para aqueles municípios que ainda possuem.
Mato Grosso do Sul já atingiu 70,82% de cobertura vacinal, com 438.201 doses aplicadas nos 79 municípios desde o início da Campanha, no dia 17 de abril. Fazem parte do público-alvo:
- profissionais de educação da rede de ensino básico (Ensino Regular, Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas;
- pessoas com 60 anos ou mais de idade;
- crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias),
- gestantes puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores de saúde;
- povos indígenas;
- grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas;
- população privada de liberdade;
- profissionais do sistema prisional.
Jefferson Gonçalves - Secretaria de Estado de Saúde (SES)
Foto: Arquivo