“Esperamos com o desenvolvimento desse projeto contribuir para a elevação da qualidade da formação do profissional docente de Geografia, para a redução da evasão e maior envolvimento dos acadêmicos com o universo institucional, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma a pesquisadora.
O século XXI evidencia um conjunto de transformações tecnológicas, sociais, políticas e econômicas que se expressam espacialmente de forma diferenciada nas escalas local, nacional e internacional. Nesse cenário, os desafios se apresentam para a sociedade e para o mundo do trabalho. Assim, os profissionais que atuam na educação e, de modo particular na área de Geografia, precisam estar preparados em sua prática pedagógica, teórico-metodologicamente para lidar com essas transformações.
De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Uems (PDI) faz-se importante formar cidadãos críticos, participativos e capazes de intervir no meio em que vivem para que assim possamos alcançar uma sociedade mais justa e igualitária; balizar os princípios da sustentabilidade ambiental; a disseminação dos princípios democráticos; cultivar o respeito às diferenças étnicas, culturais e sociais; e, sobretudo expandir e garantir o acesso à educação superior de qualidade e a formação de futuros professores e pesquisadores.