As festas de fim de ano – principalmente o Natal – contribuem com aumento nas compras on-line. A prática do consumo pela internet tem se tornado cada vez mais comum no país.
Conforme pesquisas da “PWC”, uma das maiores empresas prestadoras de serviços no mundo, em 2016, 38,2% dos brasileiros assumiram comprar em lojas virtuais, enquanto 30,9% preferem as lojas físicas. Segundo Rosimeire Cecília da Costa, superintendente do Procon, os consumidores precisam ficar atentos.
O Procon alerta ainda, que é importante checar se existe a figura de um cadeado na parte inferior da página, se a loja virtual possui endereço físico – exigido por decreto que regula o comércio eletrônico, e também pesquisar a experiência de compra de outros consumidores.
Para entrar em contato com o órgão estadual de defesa do consumidor o canal é o site: www.procon.ms.gov.br. Neste canal é possível fazer a denúncia além do download de fotos que comprovam as irregularidades detectadas pelo comprador.
Lívia Machado – Subsecretaria de Comunicação de Mato Grosso do Sul