Em reunião do CMDRS de Ponta Porã prefeito anuncia parcerias com o Estado que garantem a realização de importantes ações no Assentamento Itamaraty.
Ponta Porã (MS) - Órgão colegiado de deliberação coletiva, vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS) tem entre algumas de suas atribuições o estímulo e orientação da formação dos Conselhos Municipais e ainda o fomento de suas ações.
No exercício desta função, o secretário executivo do CEDRS/MS, Carlos Gonçalves, junto de Aristóteles Ferreira, participou com o prefeito Hélio Peluffo, da reunião do Conselho de Ponta Porã que tem como presidente Vitor Carlos Neves, e vice André Cardinal Quintino, que é também presidente do Sindicato Rural no município.

Entre os temas colocados em pauta por Carlos, que destacou o Conselho de Ponta Porã como sendo um modelo para todo o Estado, as linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) foi um dos que mais chamou a atenção dos participantes.
Carlos esclareceu que importantes avanços foram obtidos pelo Governo do Estado junto ao Governo Federal deixando o FCO mais atrativo para a instalação ou ampliação de empreendimentos rurais no Estado e detalhou as mudanças que beneficiam os projetos de investimentos do setor produtivo dando destaque ao aumento do volume de recursos e redução das taxas de juros.
Ao se referir ao Governo do Estado, o prefeito Helio Peluffo, elogiou o secretário da Semagro, Jaime Verruck, pela valorização do trabalho do Conselho e sua disposição em colocar a equipe na estrada para participar do encontro.

Entre as ações que estão sendo realizadas no município, voltadas principalmente aos agricultores familiares, em parceria com o Governo do Estado, o prefeito Hélio aproveitou a oportunidade para anunciar a criação de um banco de insumos no assentamento Itamaraty, fruto de emenda parlamentar, com apoio do Governo do Estado, e que contará, quando em funcionamento com apoio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). “Acredito que se a comunidade abraçar essa ideia nós vamos ter êxito podendo até virar referência”, afirmou.
Sobre parcerias acertadas na recente audiência que teve com o governador Reinaldo Azambuja, Hélio também anunciou a construção de um núcleo habitacional com duzentas casas, através do programa Lote Urbanizado, também no assentamento Itamaraty.
“Conforme o programa o município dá o lote, o Estado entra com a base da obra e a família constrói. Aqui nós vamos fazer um pouco diferente”. Ao fazer essa afirmação o prefeito explicou que com a ativação de um posto de combustíveis dentro do assentamento, a Prefeitura pretende utilizar os lucros na aquisição de kits de materiais de construção que serão oferecidos as famílias. “Com esse apoio as famílias entrarão apenas com a mão de obra e vamos conseguir tirar centenas de pessoas dos alojamentos onde vivem em condições desumanas”, disse.
Helio comentou ainda que o governador garantiu que emendas parlamentares voltadas à área da saúde, serão liberadas até o final de 2017, e alguns desses recursos devem ser utilizados para colocar em prática, no Itamaraty, o projeto “Saúde Mais perto de Você” um mutirão para consultas e procedimentos médicos.
As obras de asfaltamento da estrada que leva até o assentamento Itamaraty - com recursos de emenda federal - bem como a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), melhorias na creche, e o projeto que deve garantir a colocação de aparelhos de GPS em todos os ônibus do transporte escolar também foram comentados pelo prefeito, que fez questão de classificar como ‘fundamental’ a parceria e a fina sintonia dos Governos Estadual, Municipal e a Câmara de Vereadores.
Também participaram da reunião Gilberto Rodrigues (Agraer/Itamaraty), do sub-prefeito do Itamaraty, Daniel Godoy Puka, o secretario de Agricultura, Dário Honório, dos vereadores Roni Lino, Daniel Marques e Paulinho, José Luis dos Reis Chaves da Associação Comercial, Irmã Olga Manosso (Itamaraty) e o coordenador regional do Governo do Estado, Adir Teixeira.
Agregando agricultores familiares, entidades, associações e cooperativas que os representa com forte participação do poder público, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ponta Porã tem como presidente Vitor Carlos Neves, vice-presidente André Cardinal Quintino,Tesoureiro José Luis dos Reis Chaves e a participação do secretário Daniel Valdez Godoy. No Conselho Fiscal são titulares Olga Manosso, Antônio Dias Monteiro, Luis Otimar Belló e suplentes, Ezequiel Aparecido Gonçalves dos Santos, Jair Adão Salvador e Maria Lourdes Pereira de Oliveira.
Texto e fotos: Kelly Ventorim - Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro)