Campo Grande (MS) – Durante fiscalização na rodovia BR 163, policiais da Polícia Militar Ambiental (PMA), de Naviraí, abordaram na noite dessa quinta-feira (21.12), um caminhão tanque com carga perigosa sendo transportada ilegalmente. O veículo carregava 10 toneladas do produto perigoso formaldeído em solução - o formaldeído é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual. É o aldeído mais simples, de fórmula molecular H2CO e nome oficial metanal. A solução aquosa de formaldeído, em regra diluída a 45%, denomina-se formol - que é tóxico e corrosivo sem a licença ambiental. A carga seguia de Palhoça (SC) para Sidrolândia (MS).
Tanto o produto quanto o veículo foram apreendidos. A empresa proprietária de ambos, com domicílio jurídico em Curitiba (PR), será multada em julgamento pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em valor variável de R$ 500,00 a R$ 2 milhões.
O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Naviraí. Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de um a quatro anos de reclusão.
Texto e foto: Polícia Militar Ambiental (PMA)