Programa Cidade-Escola Detranzinho visita municípios do interior de MS

• 09/novembro/2018 9:30 am

Campo Grande (MS) - O município de Nova Andradina recebeu nessa quinta-feira (8.11), o Programa Cidade Móvel - Detranzinho. O objetivo é proporcionar aos estudantes de redes públicas e privadas, noções sobre as regras de circulação e sinalização, por meio das atividades socioeducativas.

Para o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), Roberto Hashioka Soler, as atividades que o Detranzinho oferece são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. “Quando eles se conscientizam, ainda na idade escolar, se tornam multiplicadores na defesa de um trânsito mais seguro”, explica.

Durante a ação os alunos participam do circuito com orientação na travessia na faixa de pedestre, das mesas de jogos pedagógicos, amarelinha dos meios de transporte e placas de trânsito, orientações em relação aos equipamentos de segurança da bicicleta e do ciclista. Além disso, cada estudante recebe uma camiseta do Detranzinho.

Conforme a coordenadora do programa, Andrea Moringo, o trabalho consiste em abordar situações pertinentes ao convívio no trânsito, possibilitando de forma divertida, a assimilação das principais regras e condutas. “Além da compreensão do papel de cada um como protagonista do trânsito e multiplicador da mudança de atitude, em prol de um trânsito mais seguro e gentil”, conclui.

A ação em Nova Andradina, foi realizada pelo Detran, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), através do Departamento Municipal de Trânsito (Demtran).

No dia 25 de outubro, o Detranzinho esteve nos municípios de Ladário e Corumbá, onde foram atendidas cerca de 1.800 crianças, do 1º ao 5º ano.

Viviane Freitas -  Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS)