Campo Grande (MS) – A partir do dia 2 de janeiro de 2019 o trânsito de bovinos em Mato Grosso do Sul terá nova dinâmica. Com a instalação de um novo módulo no sistema da Iagro, o e-Saniagro, antes de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) para liberar a movimentação de bovinos os estabelecimentos rurais que irão recebê-los deverão emitir uma autorização.
Para isso, o produtor rural solicitante da autorização do trânsito (destinatário) deverá informar a Inscrição Estadual da propriedade rural de origem, a quantidade e o sexo dos animais.
A medida busca oferecer maior segurança ao produtor no momento em que realiza a movimentação dos seus animais para outra propriedade.
Ainda segundo a portaria, não será permitida a emissão de DTA/e-GTA ao produtor rural caso o estabelecimento de origem não esteja autorizado a realizar a emissão do documento para a movimentação dos animais.
A autorização de trânsito porém, não será solicitada, caso a movimentação ocorra entre propriedades rurais do mesmo produtor.
Quanto as autorizações de trânsito emitidas nas unidades locais da Iagro, deverão ser impressas para a assinatura do produtor (solicitante ou representante legal) e depois serão arquivadas.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)