Campo Grande (MS) – O crescimento nas exportações de celulose, milho, carne bovina e algodão foram os principais responsáveis pelo saldo positivo de US$ 2,264 bilhões na balança comercial. As informações, referentes ao período de janeiro a setembro de 2019, estão na Carta de Conjuntura do Setor Externo do mês de outubro, publicada pela Semagro.
A celulose se mantém como primeiro produto na pauta de exportações, representando 37,8% do total exportado em termos do valor. Apesar da queda de 43,93% nas exportações, a soja ainda configura como segundo produto da pauta.
Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro, o destaque vai para a expansão nas exportações de milho, com 337,15% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado.
Com relação à soja, o titular da Semagro lembra que nós tivemos uma redução significativa.
A tendência é de que o Estado reduza as exportações de grãos aumentando a exportação de farelo.
Outros destaques no resultado acumulado de janeiro a setembro deste ano foram o aumento nas exportações de carne bovina e do algodão.
A China continua sendo o maior destino das exportações com 42% com crescimento das exportações para os Estados Unidos e Japão. Em termos regionais, Três Lagoas segue como principal município exportador com 50,39% do total exportado seguido por Campo Grande com 9%.
A celulose hoje representa 42% das exportações, fazendo com que o município de Três Lagoas se destaque, já que toda a indústria de celulose do Estado se concentra no município.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)