Campo Grande (MS) – Confirmando as expectativas do Governo do Estado, Mato Grosso do Sul terá safra recorde histórica de soja em 2020, com produção estimada em 10,5 milhões de toneladas e produtividade média de 55,7 sacas por hectare.
A área plantada com o grão soma 3,163 milhões de hectares. Na comparação com a safra 2018/2019, a produção de soja em Mato Grosso do Sul deve alcançar 20,15% de aumento na safra 2019/20, com 6,18% de expansão na área plantada, o que na opinião do Secretário Jaime Verruck, da Semagro, é um dos grandes fatores positivos da notícia.
O secretário explicou que os bons números também favorecem a comercialização.
Os dados atualizados foram divulgados nesta terça-feira (03) no boletim técnico da Casa Rural, elaborado pela Famasul (Federação da Agricultura de MS) e a Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja do Estado).
Verruck ressaltou que a expectativa é de que o atraso da soja não atrapalhe o milho, isso graças ao trabalho que o produtor está fazendo.
O clima, porém pode ser um fator determinante em relação ao milho.
A soja está 45,5% colhida em Mato Grosso do Sul, com todas as regiões seguindo a média. Nos últimos dez dias foram colhidos 752 mil hectares, mas na comparação com o mesmo período do ano passado, a colheita está 27% atrasada, devido à estiagem que atingiu o Estado na época de plantio.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação