Com a entrega do novo prédio do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e das novas aeronaves no ultimo mês de setembro, a Secretaria de Estado de Segurança Pública está agora treinando os policiais para atuarem nas aeronaves na região de fronteira.
Este primeiro Curso de Operações Aéreas de Fronteira (Coafron), está capacitando 16 policiais, sendo 7 de batalhões de área da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, 6 do DOF, 1 da Polícia Militar Rodoviária, 1 do Batalhão de Choque da PM e 1 bombeiro do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, são 452 horas/aulas que incluem instruções teóricas e práticas. Na aula inaugural o Secretário Carlos Videira ressaltou que o curso atende a demanda gerada pelo helicóptero AS350 – mais conhecido como Esquilo.
O diretor do DOF, coronel Wagner Ferreira conta que os tripulantes sairão do curso com duas especialidades: Operação aerotática e o policiamento especializado de fronteira.
Com apreensões recordes de drogas nos últimos anos, o DOF ganhou reconhecimento nacional por seu combate ao crime organizado e no trabalho de enfrentamento ao tráfico de entorpecentes e armas.
Hoje, o DOF atua em 53 municípios que fazem fronteira com Bolívia e Paraguai e nove municípios na divisa com São Paulo, diretamente afetados pelo tráfico.