Embaixadores se reúnem com reitores de universidades públicas e privadas de MS

• Agenda
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 26/maio/2023 5:28 pm

Embaixadores que compõem a Missão Diplomática de 10 países membros da União Europeia tiveram um encontro com os reitores e vice-reitores da UEMS, UFMS, UFGD, UCDB, IFMS, Anhanguera, Cátedra Jean Monnet, além de representantes da Secretaria de Educação e Fundect. Na pauta da reunião desta sexta-feira (26), realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, foram discutidos e apresentados tipos de cooperações científicas e acadêmicas entre as instituições de ensino no Brasil e na Comunidade Europeia.

O evento serviu para aproximar o Estado e a União Europeia em termos de ensino e pesquisa. “O Brasil é parceiro estratégico da União Europeia. Aqui em Mato Grosso do Sul, em particular, pudemos comprovar com o Governo, mas também com a prefeitura, com os setores privados como são as prioridades de vocês: tema sustentabilidade, transformação digital, inclusão digital”, afirmou o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez.

Para o reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, Mato Grosso do Sul está disposto a fazer acordos de cooperação com universidades europeias. “A mensagem das nossas universidades, junto com o governador (Eduardo Riedel), a mensagem do governador, ele colocou o Escritório Internacional do Governo do Estado em Brasília à disposição para que as nossas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação conectem-se com as universidades, com a pesquisa, pós-graduação, para poder fazer acordos de cooperação”, disse.

“Mato Grosso do Sul está à disposição, levem essa mensagem para as universidades dos países de vocês. Vamos, cada vez mais, fortalecer a pesquisa e os ODS, um mundo mais sustentável por parte da ciência”, continuou Marcelo Turine. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são uma estratégia global para combater a pobreza, promover o desenvolvimento sustentável, mitigar os efeitos das alterações climáticas e garantir que as pessoas vivam numa sociedade pacífica e próspera. São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Ricardo Senna falou que as prioridades de Mato Grosso do Sul estão alinhadas com o interesse europeu. “A reunião foi importante porque pudemos ter a oportunidade de alinhar as nossas prioridades e estratégias e pudemos ver que aquilo que estamos fazendo em Mato Grosso do Sul em termos de ciência, tecnologia e inovação encontra muita afinidade e eco naquilo que é interesse também da União Europeia”, afirmou.

“A gente tem já alguns mecanismos de interação e intercâmbio científico e cultural, mas nós tivemos a oportunidade de poder discutir sobre a ampliação desse intercâmbio, dessa interação, em função dessas agendas comuns e prioritárias que nós temos, por exemplo, nas áreas de biodiversidade, energia renováveis, saúde única e sustentabilidade”, finalizou.

Sebrae

Os embaixadores também participaram do projeto Living Lab, no Sebrae, e conheceram o trabalho de inovação e projetos ligados à preservação ambiental. “Estamos ouvindo sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos no Pantanal, que é a grande riqueza deste Estado. Eles estão investindo muito no tema da preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Assim, conhecemos os três biomas de Mato Grosso do Sul. É uma boa oportunidade para os embaixadores membros da União Européia conhecer melhor essa realidade e desenvolver nossas parcerias”, afirmou o embaixador da União Europeia, Ignacio Ybañez.

O diretor-presidente do Sebrae, Cláudio Mendonça, deu mais detalhes a respeito da apresentação. “Mostramos para eles um pouco do que nós fazemos com as startups e todo esse trabalho de inovação aqui do Sebrae, mas também um pouco do Pantanal, um pouco desse trabalho que a gente faz com sustentabilidade e de todo trabalho de desenvolvimento com as comunidades ribeirinhas e outras que o Sebrae trabalha no próprio Pantanal”.

A senadora Tereza Cristina também participou do evento. “Os embaixadores da União Europeia estão conhecendo nosso Estado, a nossa realidade e vendo que Mato Grosso do Sul é sustentável, um grande produtor, mas produz com sustentabilidade”, declarou.

Alexandre Gonzaga e Paulo Fernandes, da Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende