Sanesul mostra inovações realizadas no setor de saneamento durante Semana de Tecnologia em Jardim

• 29/outubro/2015 4:55 pm

Campo Grande (MS) - Com o objetivo de mostrar para a população o trabalho realizado no que tange ao abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Jardim. Durante o evento, um estande da Empresa foi montado para apresentar aos participantes as inovações do setor de saneamento na região, como o sistema de tratamento de esgoto de Bonito, cuja estação de tratamento possui um dos sistemas mais avançados do País, garantindo mais de 95% de eficácia na despoluição dos efluentes.

A Sanesul apresentou também o sistema de gerenciamento de serviços eletrônicos “NAUTILUS”, que possibilita o gerenciamento de serviços on-line e com conexão GPRS, garantindo economia de papel e de combustível, e melhorando a eficiência, qualidade e transparência nas execuções de serviços de campo.

As duas propostas demonstram a sustentabilidade com que a Sanesul realiza suas operações, com a preocupação de preservar o meio ambiente sem abrir mão da tecnologia e da qualidade dos serviços prestados.

Para a gerente regional de Jardim, Daniela de Almeida Nantes, e para o supervisor Reginaldo Godinho dos Santos,  participar destes eventos aproximam mais a população da realidade da Sanesul. "Esta aproximação é fundamental para a conscientização e sensibilização das pessoas quanto ao saneamento, isso nos permite demonstrar o funcionamento da Empresa e todos os processos envolvidos em nossas operações” afirmou Reginaldo Godinho.

Os mais de 240 alunos das redes estaduais e municipais de ensino que visitaram a Feira foram recepcionados pelos funcionários Reginaldo Godinho dos Santos e Márcio Bueno, além da técnica em saneamento Luciana Roeder,  que apresentou o sistema da ETE de Bonito. Os estudantes participaram de palestras realizadas pelos funcionários da Sanesul acerca dos temas propostos e receberam material impresso com conteúdo de conscientização sobre o consumo adequado da água, e também puderam fazer perguntas sobre os temas apresentados.

O professor Márcio Roberto, que acompanhava a turma do 7º ano da Escola Municipal Major Alberto Rodrigues da Costa (MARC) disse que ficou bastante impressionado com os sistemas da Sanesul.

Estudantes recebem material educativo no estande da Sanesul

“É importante esta demonstração, uma vez que a maior parte da população não conhece o real funcionamento dos sistemas da Sanesul. Estes eventos deveriam acontecer com maior frequência para os estudantes se conscientizarem e assim levarem para o conhecimento da sociedade, os alunos ficaram tão curiosos que estamos pensando em solicitar uma visita às instalações da Empresa em Jardim”, afirmou.

Já o professor Nilson Oliveira da Silva, diretor-geral do IFMS Campus de Jardim, disse que esta foi apenas a primeira Semana de Tecnologia realizada em Jardim e promete mais para o próximo ano. “Para o ano que vem nós disporemos de maior estrutura física e técnica para atender aos nossos expositores e nossos visitantes, vamos ampliar e muito o alcance do conhecimento tecnológico e científico e assim aguçar o interesse de novos estudantes”.

A próxima feira esta marcada para o mesmo período no ano de 2016 e a Sanesul já está confirmada para o evento.

Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS

A edição 2015 da Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul aconteceu entre os dias 19 e 24 de outubro em Jardim, no Ginásio Municipal de Esportes , o "Ticão", e contou com a parceria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Os campi do IFMS organizaram feiras de ciência e tecnologia em várias cidades do Estado onde foram apresentados trabalhos desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e de cursos técnicos integrados de instituições de ensino públicas ou privadas. Também foram realizados seminários, palestras, workshops, apresentações culturais e minicursos durante o evento.

Larissa Almeida, da Sanesul.