Centro de Inteligência é símbolo do salto de modernização no transporte de passageiros em MS

  • Geral
  • Paulo de Camargo Fernandes
  • 28/setembro/2023 5:25 pm
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O avanço das etapas de implantação da tecnologia de inteligência de dados por meio do CITI foi apresentado pela Agems em seminário nesta semana

 As etapas de implantação do moderno sistema de monitoramento e gestão de informações do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros estão avançando, com tecnologia de rastreamento já implantada em cerca de 450 veículos e vistoria de terminais para instalação de painéis informativos.

A Agems (Agência Estadual de Regulação de Mato Grosso do Sul) apresentou em seminário às empresas, representantes de municípios, de instituições de transporte e trânsito e entidades da sociedade civil os detalhes do CITI (Centro de Integração Técnica e Inteligência).

A Central tem foco no transporte de passageiros, em uma primeira fase, e futuramente também vai ser usado para os demais serviços regulados.

Coordenadora do CITI, Marisa Satiko de Oliveira

“A tecnologia que está em desenvolvimento tem como soluções um sistema gerencial e de monitoramento, uma central de controle e inteligência, equipamentos de monitoramento, painéis informativos e aplicativo. Como resultado, tudo isso vai gerar: serviço de qualidade, auditáveis, transparentes, mensuráveis e acompanhado desde sua origem até o final da viagem”, detalhou a coordenadora do CITI, Marisa Satiko de Oliveira.

A apresentação fechou os debates no seminário que discutiu o passado, presente e futuro do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, nesta quarta-feira (27).

Das estradas de chão à inovação tecnológica

A inovação, modernização, uso da tecnologia e de inteligência de dados reflete a transformação do serviço depois de mais de 50 anos de operações, iniciadas ainda antes da criação do estado.

“Nós reconhecemos o valor de quem estava aqui desde o início, das empresas que enfrentaram as estradas difíceis, trabalhando para levar o serviço ao cidadão. Essa é uma parte da nossa história. A outra parte é o que estamos construindo agora: a evolução, a informação ágil, o serviço moderno e com a qualidade que o Estado precisa entregar ao cidadão”, destacou o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis.

A central inteligente tem o objetivo de integrar as áreas, fazer a gestão de dados, a análise e cruzamento de informações, gerar relatórios gerenciais programáveis; acompanhar remotamente a fiscalização e monitorar os indicadores de desempenho dos transportadores.

Para isso, está abastecida com um gigantesco conjunto de dados que antes estavam dispersos ou desordenados em antigos bancos e mesmo em documentos de papel, e foram depurados ao longo de dois anos pela equipe da Câmara de Regulação Econômica.

“Vencemos a fase 1, de adoção do software gerencial; estamos quase concluindo a fase 2, de instalar os equipamentos nos veículos; e a 3, de implantar o CITI. Entramos agora em mais uma etapa fundamental, onde estamos visitando terminais de 25 municípios com maior concentração de viagens, para organizar a instalação de painéis informativos”, detalhou Marisa Oliveira.

Também na etapa de comunicação com o usuário, a central vai disponibilizar um aplicativo para smartphone com informações de origens e destino, horários e links para sistema de compra de passagens das transportadoras.

Gizele Oliveira, Agems

 Fotos: Cleidiomar Barbosa

 

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