A realização de eventos e a promoção de cursos são apontados como alguns dos destaques da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) no balanço ‘altamente positivo’ do ano de 2023. A unidade de apoio da PGE/MS (Procuradoria-geral do Estado de Mato Grosso do Sul) alcançou êxito em sua atribuição de promover o aprimoramento profissional dos integrantes do órgão.
Na avaliação da procuradora do Estado e diretora da ESAP, Ludmila dos Santos Russi, o ano foi produtivo na medida em que proporcionou ao corpo técnico da PGE/MS adquirir novas ferramentas de trabalho e novos conhecimentos.
“Tivemos um ano de eventos importantes e de iniciativas positivas, a começar do nosso projeto de qualidade de vida que proporcionou aos integrantes da nossa instituição um momento de reflexão sobre saúde mental e autocuidado”, disse a diretora da ESAP, que planeja o ano de 2024 ainda mais produtivo.
O projeto de qualidade de vida “Em trilhas, eu me encontro” iniciou em agosto de 2023, fruto de uma parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), para promover e incentivar o bem-estar no ambiente de trabalho e a melhoria do clima organizacional. O sucesso foi garantido e a previsão é que o projeto dê continuidade no próximo ano.
Na visão da procuradora, é fundamental ir além dos conhecimentos técnicos jurídicos e ofertar aos servidores qualificações em outras áreas. Nesse sentido, Ludmila Russi cita o sucesso do curso de oratória e sustentação oral, que visou dotar os procuradores do Estado da habilidade de falar em público, bem como, de planejar, construir e executar com maestria sustentações orais persuasivas.
Paralelo a estas ações, para celebrar datas especiais, a ESAP preparou eventos em alusão ao Dia do Procurador do Estado e Dia do Servidor Público, que tiveram recorde de participação, proporcionando aos servidores momentos de valorização e integração.
Durante este ano, a Escola realizou ainda diversos outros projetos, entre eles uma capacitação online sobre a Nova Lei de Licitações que alcançou não só o público da PGE/MS, mas servidores de todo o Estado de Mato Grosso do Sul que atuam na área de contratações. O curso está disponível no portal da Escolagov.
“Cada tema exposto durante as aulas foi pensado a partir de pontos sensíveis da Lei n. 14.133 que atingem diretamente o trabalho dos servidores públicos na área de compras e de contratações”, afirmou Ludmila Russi.
A Escola Superior conduziu ainda o 3º Processo de Seleção de Estagiários. O processo seletivo ofereceu oportunidades a acadêmicos de diversas áreas: Tecnologia da Informação, Financeira, Jornalismo e Jurídica. A expectativa é que os estagiários iniciem suas atividades no primeiro semestre de 2024.
A ESAP também promoveu cursos sobre técnicas de redação jurídica, Lei Geral de Proteção de Dados, aplicação da Nova Lei de Licitações nos serviços de obra e engenharia, entre outros. Além disso, viabilizou a participação de integrantes da PGE/MS em palestras, congressos e seminários a fim de melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados pela Procuradoria.
Para o ano de 2024, a Escola já construiu o seu calendário de eventos, que prevê capacitações voltadas a pareceres e redação jurídica, português instrumental, liderança, LGPD, além de novas edições do curso de oratória e do projeto “Em trilhas, eu me encontro”.
Hanelise Brito, PGE/MS