Sarau Literário estimula leitura como meio ressocialização em Naviraí

  • Segurança
  • Keila Terezinha Rodrigues de Oliveira
  • 12/julho/2024 5:45 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Campus de Naviraí, têm desenvolvido junto às pessoas em cumprimento de pena na cidade o Projeto de Extensão “Leitura e Cultura”, que utiliza a literatura como ferramenta de transformação pessoal e social.

Iniciado há três anos, o projeto é promovido por meio de professores e acadêmicos da UFMS, e das equipes da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí e do Patronato Penitenciário da cidade. O objetivo principal é oferecer aos custodiados a oportunidade de participar de atividades de leitura e reescrita de obras literárias, com a consequente possibilidade de remição de pena.

Dentro dessa ação, foi realizado, no último fim de semana, um “Sarau Literário”, voltado a egressos do sistema prisional, familiares e acadêmicos, que celebrou não apenas as realizações alcançadas até o momento, mas também proporcionou um espaço significativo de expressão cultural e artística para os participantes, incluindo apresentações musicais, teatrais, de dança etc.

Durante o evento, organizado com o apoio da direção do Patronato Penitenciario de Naviraí, foram destacadas diversas produções literárias criadas pelos próprios custodiados, demonstrando não apenas talento artístico, mas também o impacto positivo das atividades culturais na reintegração social.

Sob a coordenação da professora Roseli Maria Rosa de Almeida, o Projeto de Extensão “Leitura e Cultura” iniciou suas atividades em 2021, na Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí, por iniciativa da Policial Penal Valdirene Góes e direção da unidade prisional. Posteriormente, foi estendido aos assistidos pelo Patronato Penitenciário, a pedido da diretora Neide de Oliveira Alves.

“Acreditamos firmemente que a cultura e a educação podem ser catalisadoras poderosos de mudança”, afirmou a diretora do Patronato Penitenciário de Naviraí. “Este projeto não só promove a educação e a cultura entre os custodiados, mas também fortalece os laços entre a universidade e o sistema penitenciário, criando uma comunidade mais inclusiva e engajada”, complementou.

De acordo com a professora Roseli Maria Rosa de Almeida, o “Leitura e Cultura”, com ações como Sarau Literário, o projeto demostra que está comprometido em ampliar seu impacto positivo na comunidade, oferecendo novas oportunidades educacionais e culturais para aqueles que estão no sistema penitenciário. A parceria entre a UFMS, o Patronato Penitenciário e a penitenciária continua a ser um exemplo de colaboração eficaz na promoção da transformação social através da literatura”, finaliza.

Comunicação Agepen

Veja Também
Últimas Notícias

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.