Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul realiza pesquisa para avaliar a empregabilidade dos egressos após a conclusão do estágio. A iniciativa visa fornecer dados valiosos que demonstram os benefícios e resultados do programa, ajudando a aprimorar os processos internos e garantindo oportunidades significativas para os jovens acadêmicos do Estado. A participação dos egressos tem sido crucial para o sucesso da avaliação.
A pesquisa, realizada com as turmas 1 e 2 que concluíram o ciclo do programa em fevereiro de 2024, revelou a situação profissional de 98 egressos. Os dados mostram que 60% estão empregados, sendo 34% no setor público e 26% no setor privado.
Pedro Ortale, coordenador do programa pela Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura), comentou que esse resultado superou as expectativas previstas nos objetivos estratégicos do programa, que era fazer com que 40% dos participantes saíssem empregados. Ele destacou ainda que esses jovens profissionais saem preparados para atuar no mercado de trabalho.
“Desde o início das atividades, já foram capacitados 250 estagiários. Acredito que alcançamos a meta, considerando que um dos objetivos do programa também é proporcionar experiência prática aos jovens acadêmicos, com ênfase nas áreas de gestão e administração pública”, reforçou Ortale.
O Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul atende 36 órgãos, incluindo Secretarias de Estado, Agências Reguladoras, Fundações, Instituições de Ensino e outras organizações governamentais, abrangendo 8 municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba e Três Lagoas.
O resultado oficial da pesquisa está previsto para ser publicado até dezembro de 2024 e será divulgado no site do Programa de Estágio.
Programa de Estágio do Governo de MS
O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.
Atualmente está em processo de transição administrativa e parceria conveniada. A partir de janeiro de 2025, a iniciativa será gerida pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), sob a coordenação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).
O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.
A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.
Renata Brum, Comunicação Segem