Campo Grande (MS) – “Uma carreira muito bonita, reconhecida e com muitos benefícios”, assim Maiki Willi de Souza Ferreira, 23 anos, um dos 153 novos soldados do Corpo de Bombeiros, define a profissão que é também uma das mais admiradas e queridas pela sociedade.
A declaração que demonstra orgulho pela corporação foi feita pelo segundo colocado no curso de formação, durante a solenidade de formatura realizada nesta sexta-feira (27), no Comando Geral de Corpo de Bombeiros, com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf.
Junto com o reforço no efetivo, o governador trouxe duas outras boas notícias para o Corpo de Bombeiros e a sociedade sul-mato-grossense. A primeira é a convocação imediata de 162 homens e mulheres aprovados em todas as fases do Concurso Público Para Ingresso no Curso de Formação de Soldados do Corpo de Bombeiros e de 15 homens e mulheres aprovados em todas as fases do concurso de oficiais. “Também iremos construir em local a ser definido a nova sede do Comando Geral do Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.
Somados aos novos soldados, serão ao todo 330 novos bombeiros na corporação, o que representa um incremento de 30% no efetivo. De acordo com o governador Reinaldo, o mesmo será feito em todas as forças da segurança pública. “A reestruturação de segurança passa por efetivos, equipamentos, por estrutura, treinamento e inteligência, e isso será feito também nas demais estruturas da segurança, para fortalecermos e melhorarmos os serviços prestados a população”, garantiu.
De acordo como Comandante Geral, a assinatura do decreto ampliando as vagas dos concursos de soldados e oficiais vai representa melhores serviços à população. “Com os formandos de hoje e dos demais aprovados em todas as fases dos concursos de soldados e oficiais, conseguiremos reforçar todas as unidades e consequentemente, prestar serviços mais ágeis, rápidos e eficientes à população”, afirma o Comandante-Geral.
Com duração de 1.610 horas, o curso de formação realizado na Capital contou com 25 disciplinas, entre elas, noções de direito, técnicas de maneabilidade de incêndio, salvamento terrestre, salvamente em altura, salvamento aquático e técnicas de busca e salvamento em matas e cerrados.
Segundo o Comandante Geral, os novos soldados serão lotados nas unidades do Corpo de Bombeiros localizadas em 18 cidades do interior do Estado. “É onde há hoje maior deficiência de efetivo”, finalizou Esli.
Joelma Belchior (Assessoria de Imprensa da Sejusp)
Fotos: Chico Ribeiro