Semadesc e Fundect fortalecem ambientes de inovação em 11 cidades de Mato Grosso do Sul

  • Desenvolvimento
  • nrodrigues
  • 12/julho/2025 5:30 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) realizaram sexta-feira (11), em Campo Grande, o Seminário Marco Zero – Ambientes de Inovação.

O evento marca o início de uma ação inédita em Mato Grosso do Sul: o apoio direto a estruturas estratégicas que compõem os ecossistemas locais de inovação.

"A gente vive um momento da gestão do Governo do Estado no qual a ciência é muito valorizada. Atuamos totalmente integrados com esse ambiente de ciência, tecnologia e inovação, com as instituições de pesquisa, de ensino e com a iniciativa privada que atua na frente da inovação, na construção das políticas públicas. A gente espera que cada vez mais essas ações ganhem amplitude e possam se tornar referência no nosso Estado", explicou Artur Falcette, secretário adjunto da Semadesc, que representou o governador durante o evento.

O seminário dá início às atividades do edital que destinará R$ 5 milhões a 37 projetos em 11 municípios, com o objetivo de fortalecer ambientes que funcionam como catalisadores do empreendedorismo inovador em todo o estado. Os recursos vão fomentar 12 incubadoras, oito espaços maker, sete hubs de inovação, quatro pré-incubadoras, três espaços de coworking, dois pólos tecnológicos e uma aceleradora.

"Uma das linhas de fomento mais importantes da Fundect e do Governo do Estado é exatamente ajudar os empresários, os empreendedores, as startups, as empresas a fazerem inovação, a construir inovação no Estado. Mas, tão importante quanto isso é preparar os ambientes de inovação para que eles possam ajudar e auxiliar essas empresas. E o objetivo desse edital, que é inédito no Estado, é justamente apoiar para que os ambientes de inovação estejam preparados para ajudar essas empresas", explicou o diretor-científico da Fundect, Nalvo Franco.

A iniciativa busca fortalecer espaços estratégicos que atuam no desenvolvimento de empresas inovadoras, em alinhamento ao Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos programas finalísticos do Plano Plurianual (PPA) 2024–2027.

"Nós criamos o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e um dos objetivos estratégicos dentro desse programa é o fomento aos ecossistemas de inovação. Por essa razão, nós estamos em parceria com a Fundect realizando este evento onde fizemos um edital, selecionamos projetos e são ambientes que podem dar suporte ao desenvolvimento de Mato Grosso do Sul", disse Ricardo Sena, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc.

Ao todo, 11 municípios serão contemplados com os projetos aprovados: Campo Grande (12 projetos), Ponta Porã (5), Dourados (4), Três Lagoas (3), Aquidauana (2), Coxim (2), Naviraí (2), Nova Andradina (2), Chapadão do Sul (1), Corumbá (1) e Jardim (1).

Para os coordenadores de ambientes de inovação que participaram do seminário, o apoio às novas ideias vai trazer inovação e desenvolvimento para Mato Grosso do Sul e seus municípios.

"O apoio da Fundect vai fortalecer muito o ecossistema de inovação de Naviraí porque a gente vai conseguir ampliar o número de empresas inovadoras no nosso município, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento de empresas de base tecnológica", comemora Sibele Heic, Coordenadora de Ambiente de Inovação de Naviraí.

"Com o apoio da Fundect, nós podemos implementar novos ambientes de inovação, aproximar a academia, alunos, professores, do mercado de trabalho, dos empresários e das startups, para que a gente possa promover a inovação no Mato Grosso do Sul", avalia Patrícia Pereira, coordenadora de Ambiente de Inovação em Campo Grande.

Formação, integração e troca de experiências

O Seminário Marco Zero teve como foco principal a capacitação dos coordenadores e equipes dos ambientes contemplados, com orientações sobre a metodologia de execução e acompanhamento dos planos de trabalho. O encontro também promoveu a integração entre as equipes, fortalecendo a rede de inovação do estado.

Participaram da iniciativa 11 instituições parceiras, entre universidades, institutos e centros tecnológicos (UFMS, IFMS, UEMS, Senai Construção, Axo, Fatec Senai, ISI-Biomassa, Senai, Sesi Startup, UCDB e UFGD).

Palestra de destaque sobre inovação e economia

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a palestra do antropólogo e pesquisador Manoel Santana Cardoso, com o tema "Economia da inovação e inovação da economia na sociedade do conhecimento".

Cardoso é mestre e doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), pós-doutor em Inovação pela PUC-RS e atua como Analista de Ciência e Tecnologia da Capes. Com vasta experiência no fomento à pesquisa, inovação e empreendedorismo, ele compartilhou reflexões sobre o papel estratégico da ciência e da inovação no desenvolvimento econômico e social.

Em sua fala, o analista da Capes explicou que os ambientes de inovação são promotores de desenvolvimento ao auxiliar na geração de novos negócios.

"Os ambientes de inovação são lugares de encontro entre pessoas, ideias, novos processos, recursos, sejam recursos financeiros, humanos, tecnológicos. E isso propicia toda uma interação que vai fluir para a geração de novos negócios, que vão gerar emprego e que lá na ponta vão desenvolver a economia de um país, de um estado, de uma cidade, de um município", afirmou Cardoso.

Mais informações e fotos no Instagram @fundect.ms.

Comunicação Fundect
Fotos: Magdiel Trelha

Veja Também
Últimas Notícias