GOVERNADOR EDUARDO RIEDEL
Eduardo Corrêa Riedel é graduado em Ciências Biológicas pela UFRJ, mestre em Zootecnia pela UNESP e especialista em Gestão Empresarial pela FGV, além de Gestão Estratégica pelo Instituto Francês INSEAD.
Ao longo de sua trajetória, Riedel construiu uma carreira de destaque no setor agropecuário e empresarial. Foi presidente da Famasul e do Conselho Deliberativo do Sebrae, além de ocupar os cargos de vice-presidente e diretor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Também é sócio da Sapé Agropastoril, tendo sido reconhecido em 2017 como uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro.
Na administração pública, exerceu o cargo de Secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, tendo assumido a Secretaria de Estado de Infraestrutura até março de 2022. Neste mesmo ano, licenciou-se para disputar, pela primeira vez, um cargo eletivo, alçando sucesso nas urnas e tornando-se o Governador de Mato Grosso do Sul em 2023.
Atualmente Eduardo Riedel também preside o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
VICE-GOVERNADOR BARBOSINHA
José Carlos Barbosa, mais conhecido como Barbosinha. Nasceu no dia 26/10/1964, no Distrito de Itaguaçu, na cidade de São Simão, Goiás. Filho de família muito humilde, caçula de nove irmãos. No ano de 1975 mudou-se para a cidade de Angélica, onde trabalhou como sorveteiro, engraxate e vendedor de salgado. A trajetória na vida política começou bem cedo e aos 13 anos foi nomeado o primeiro funcionário contratado do recém-criado município.
Logo depois, mudou-se para Dourados. Trabalhou como bancário e cursou a faculdade de Direito pela antiga Socigran. De volta a Angélica, foi eleito prefeito municipal entre 1989 e 1992. Com apenas 23 anos é, até hoje, o prefeito mais jovem a assumir um Executivo Municipal no MS.
Advogado, pós-graduado em Processo Civil, mestre em Direito Constitucional pela UnB (Universidade de Brasília) já atuou como advogado cível, criminalista e professor universitário. Barbosinha é casado com a médica Maristela de Castro Menezes e tem um filho, José Pedro Menezes Barbosa.
Em 2007 assumiu a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) onde permaneceu por quase oito anos. Em 2012, foi eleito presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), sendo o primeiro sul-mato-grossense a presidir a instituição.
No ano de 2014, se elegeu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual. Dois anos depois, em 2016, a convite do governador Reinaldo Azambuja, passou a ocupar uma das pastas mais respeitáveis do Governo de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), permanecendo na função por um ano e oito meses e gerenciando o "MS Mais Seguro", um dos maiores investimentos da história da Segurança Pública do MS.
O bom trabalho o levou de volta a Assembleia Legislativa para um segundo mandato de deputado estadual e agora, ao lado do governador Eduardo Riedel, abraça um novo desafio, de ser o vice-governador de Mato Grosso do Sul.
SECRETARIADO | VISÃO ESTRATÉGICA
CONHEÇA OS SECRETÁRIOS DE MS
CASA CIVILNa Secretaria de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha. Ele é formado em economia e foi eleito 3 vezes como deputado estadual de Mato Grosso do Sul. Seu desafio é desenvolver a coordenação política do governo, em relação à nova administração federal, a Assembleia Legislativa e ainda a interface com os municípios.
Além de executar, junto com a secretaria executiva do interior e da capital, os contratos de gestão para os próximos anos com cada um dos municípios. É um grande desafio de coordenação que será compartilhado com outras secretarias em face de sua dimensão e extensa transversalidade.
SEGOVNa Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez Ramos. Ele é formado em Administração pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), possui grande experiência em gestão empresarial e estratégia institucional.
À frente da pasta terá como missão a articulação do conjunto de secretarias setoriais, pois a Segov é onde se alinha e harmoniza o governo, em torno dos grandes objetivos do programa a ser executado e os propósitos da gestão.
SADNa Secretaria de Estado de Administração, Frederico Felini é formado em Direito, com especialização em Administração pública pela fundação Getúlio Vargas, pós-graduando em Governança Pública. Trabalhou na Câmara dos Deputados, em Brasília, de 2007 a 2009.
Foi secretário de Governo em Maracaju, de 2013 a 2020; de Assistência Social, de 2014 a 2016; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, de 2019 a 2020; secretário de Governo, novamente, de 2021 a 2022; secretário-adjunto de Governo e Gestão Estratégica do Estado em 2023, onde acumulou a função de secretário executivo de Comunicação por 6 meses.
SEDNa Secretaria de Estado da Educação, Hélio Queiroz Daher. Especialista em Gestão Escolar e mestre em Educação Escolar. Atualmente desempenha as funções de superintendente de políticas educacionais da Secretaria de Estado de Educação, é conselheiro-presidente do Conselho Estadual de Educação e conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.
Seus principais desafios serão oferecer educação substantiva e de qualidade, investindo em uma nova consciência coletiva no mato grosso do sul fortalecendo cada ciclo de aprendizagem. A educação será uma área de alta relevância, pois é a política pública com maior potencial transformador da realidade e por isso no governo vai alcançar um patamar de inédita prioridade e em diferentes campos.
SESNa Secretaria de Estado Saúde, Maurício Simões Corrêa. Médico conceituado em Mato Grosso do Sul, gestor reconhecido, que tornou as instituições que presidiu referencias nacionais. Foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e também diretor-presidente da Unicred.
Estará à frente do desafio de concluir a regionalização dos serviços de saúde e de fortalecimento do SUS, criando policlínicas nas quatro regiões de saúde, com serviços de imagens e bloco de atenção multiprofissional. Tudo isso contando com a ampliação do uso da telemedicina, medicina bioeletrônica e inteligência artificial. Para que cada cidadão tenha acesso a saúde de excelência garantindo assim, uma melhor qualidade de vida ao sul-mato-grossense.
SEMADESCNa Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. Economista, mestre em Economia Rural, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial e com formação executiva em Estratégias e Inovação.
Seus desafios serão focar no desenvolvimento e crescimento sustentável; avançar com a industrialização do agro e com a transformação progressiva da nossa economia; consolidar as ações para tornar o Estado Carbono Zero em 2030; atrair empreendimentos com alta capacidade de investimentos, diversificando nossa matriz econômica gerando empregos e renda. Ou seja, crescer, melhorar, avançar e incluir sem destruir nosso patrimônio natural, nossa biodiversidade.
SECNa Secretaria da Cidadania, a antropóloga Viviane Luiza da Silva. Graduada em História pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB (2013), e Ph.D. em Antropologia pela University of Manitoba, Canadá. Atuou como professora Gerenciadora na Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul e conservadora da seção de etnologia do Museu das Culturas Dom Bosco.
Como pesquisadora do Museu de Etnografia de Viena, contribuiu para projetos relevantes na etnografia do Brasil. Exerceu o cargo de professora na faculdade de Utah lecionando as disciplinas: introdução à antropologia e linguística. É idealizadora de centros culturais em comunidades indígenas e trabalhou no assessoramento para a criação de associações das mulheres artistas indígenas nas comunidades Kadiwéu e Terena.
SEADNa Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, defensora pública e ex-defensora pública-geral do Estado.
Graduada em Direito, mestra em Direito Constitucional e especialista em Direito Processual Penal. Doutora em Direito Processual Civil pela PUC/SP.
SETESCNa Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Ferreira Miranda. Marcelo é graduado em Educação Física, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e tem mestrado em motricidade humana.
Na mais transversal de todas as secretarias, a Setesc em específico terá o desafio de trabalhar diferentes demandas e agendas específicas, transformando-as em uma macro agenda de atendimento às pessoas que formam uma sociedade complexa e plural. Fortalecendo sempre as parcerias setoriais entre cultura, esporte e turismo para que todas as áreas compartilhem seus desafios, potencializando esforços, recursos orçamentários, inteligência e parcerias.
SEILOGNa Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no ano de 1989, e possui especialização em Gestão Urbana pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba.
Com uma carreira extensa e diversificada, ele trabalhou na iniciativa privada de 1989 a 2003 e de 2012 a 2024, além de ter ocupado o cargo de Chefe do Serviço de Engenharia do DNIT/MS de 2003 a 2012, onde liderou projetos de grande escala em todo o estado. À frente da Seilog ele será responsável pela implementação de projetos significativos que visam transformar a infraestrutura do Estado.
Entre suas prioridades estão a ampliação dos investimentos privados, o plano estadual de pavimentação e saneamento básico, e a conclusão de uma nova logística que apoie projetos estratégicos, como a Rota Bioceânica, e outros que mantenham e ampliem o Estado como referência nacional em atração de investimentos, gestão eficiente e transparência no uso dos recursos públicos, e como destino nacional e internacional de investimentos em obras de infraestrutura e logística.
SEJUSPNa Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. Ele é graduado em Direito com pós-graduação em Processo Civil.
Seus desafios consistem em avançar na recomposição dos efetivos; implantar a modernização tecnológica e a infraestrutura necessária em equipamentos para a garantia da capacidade operacional das forças; instalação de um novo e abrangente sistema de inteligência; desenvolver estratégias de atuação na faixa de fronteira, em parceria com outras instituições do setor; fortalecer o combate ao crime, instituindo programas de recuperação e ressocialização das pessoas.
SEFAZNa Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flavio César. Graduado em Relações Públicas e pós-graduado em Gestão e Marketing Integrados. Ele é ex-vereador e foi presidente da Câmara Municipal de Campo Grande. Terá o objetivo de criar uma nova sinergia, mais produtiva, entre as áreas responsáveis por grandes investimentos.
O foco é melhorar ainda mais a qualidade dos gastos públicos, avançando na direção da desburocratização nas cadeias produtivas. Sua tarefa principal é garantir um regime estável de austeridade, condição necessária para que qualquer processo de crescimento sustentado aconteça fazendo com que estes investimentos retornem à sociedade em forma de obras, projetos e programas transformadores da nossa realidade.
CGE - CONTROLADORIA-GERAL DO ESTADONa Controladoria-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda. Formado em Ciências Econômicas e em Direito, com mestrado em Administração Pública e Governo. Girão assume uma área que é fundamental para o aperfeiçoamento do modelo de estado e da melhora da qualidade do serviço público.
Seu objetivo é concluir e efetivar a rede de compliance público a ser instalada em cada uma das unidades administrativas, atuando na implementação de medidas efetivas de combate à corrupção prevenindo a sua ocorrência, impedindo que ela aconteça. Sempre fortalecendo a transparência pública nos órgãos públicos estaduais.
PGE - PROCURADORIA-GERAL DO ESTADONa Procuradoria-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia. Graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco, pós-graduada em direito tributário e MBA em parcerias público-privadas e concessões. O foco da pasta será sempre a eficiência. Apresentando propostas resolutivas para a solução das demandas, comprometimento com o interesse público e cumprimento com zelo das atribuições institucionais, buscando o melhor resultado para o estado e a sociedade.
Cabe à PGE, também, assessoramento jurídico nos projetos de infraestrutura e também todo o contencioso que envolva os projetos. Orientando e fiscalizando o respeito à constituição e às leis pelos órgãos públicos no exercício de suas atividades.
EPE - ESCRITÓRIO DE PARCERIAS ESTRATÉGICASNo Escritório de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Graduada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em gestão regional e urbana e direito urbanístico. Especialista em PPP e concessões, em negócios e direito da infraestrutura possuindo certificação internacional na área.
Seus desafios serão ampliar o programa de parcerias (PROP-MS), implementando os modelos de concessão, para criar oportunidades de negócios, garantir sustentabilidade aos projetos e reais benefícios aos cidadãos. Consolidando um ambiente de responsabilidade, confiança e transparência para dialogar com a sociedade e a iniciativa privada. O Escritório de Parcerias Estratégicas é uma área de excelência do estado de Mato Grosso do Sul, com efetivo reconhecimento nacional.
--
MAPA ESTRATÉGICO DE GESTÃO

O Mapa Estratégico do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul é um instrumento de gestão que orienta a administração pública para resultados. Na atual gestão, ele foi construído com base no plano de governo com a participação do governador, secretários de estado e servidores públicos. Essa abordagem coletiva garante que as estratégias sejam alinhadas com as necessidades reais da sociedade.
O resultado dessa união de esforços e colaborações contribuiu para a constituição da Visão Estratégica deste Governo que é “Ser um Estado inclusivo, próspero, verde e digital”. Esses conceitos segmentam as diretrizes temáticas para cada eixo/área, tendo como principal objetivo melhorar a vida da população sul-mato-grossense com a geração de valor público e atrair investimentos para o Estado com foco em atingir pleno desenvolvimento.
As seis diretrizes temáticas foram distribuídas em quatro eixos estratégicos: Desenvolvimento Social; Produção, Competitividade e Integração; Inovação e Sustentabilidade; Governança e Gestão para Resultados.
Para uma instituição pública, o mapa estratégico é essencial para alinhar as atividades operacionais com os objetivos de longo prazo, facilitando o acompanhamento do progresso e as tomadas de decisões estratégicas. Ele também auxilia na comunicação da estratégia para todos os níveis da organização governamental, promovendo uma compreensão comum dos objetivos e direcionando os esforços para onde são mais necessários.
ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul estão alinhadas com os ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’ da ONU (Organização das Nações Unidas). Se você viu um destes selos em materiais de divulgação das ações do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul é porque estamos alinhados à estratégia global para combater a pobreza, promover o desenvolvimento sustentável, mitigar os efeitos das alterações climáticas e garantir que as pessoas vivam numa sociedade pacífica e próspera.
O compromisso, firmado no Plano de Governo do Governador Eduardo Riedel, é o de realizar ações em todas as Secretarias e Autarquias visando o cumprimento das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.
Dessa forma, as políticas públicas do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul contribuirão para a construção de uma sociedade inclusiva, próspera, verde e digital.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Estes são os objetivos para os quais as Nações Unidas estão contribuindo a fim de que possamos atingir a Agenda 2030 no Brasil.
Quer saber mais? Acesse: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs