Carreta da Saúde bate recorde de atendimentos em Dourados e reforça cuidado com servidores da segurança pública

  • Segurança
  • nrodrigues
  • 18/outubro/2025 5:28 am
  • Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

O compromisso do Governo do Estado com o bem-estar e a valorização dos profissionais da segurança pública ganhou um novo destaque nesta semana. A Carreta da Saúde, projeto do Centro de Atenção Biopsicossocial (CABS) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MS), alcançou um novo recorde de atendimentos durante a passagem por Dourados, entre os dias 15 e 17 de outubro.

Durante os três dias, foram realizados 1.002 atendimentos gratuitos voltados à saúde física e mental de policiais civis e militares, bombeiros e peritos oficiais da região — o maior número registrado em uma única edição do projeto desde o seu lançamento, em novembro de 2024.

A unidade móvel ficou estacionada ao lado Delegacia Regional de Polícia Civil, oferecendo uma ampla gama de serviços: consultas médicas, odontológicas e oftalmológicas, exames audiométricos, suporte psicológico e terapias complementares, como a terapia de florais.

O coordenador do CABS, Ivan Gibim Lacerda, ressaltou que o número recorde simboliza a consolidação da Carreta da Saúde como uma ação eficiente e de grande impacto.

“Como havíamos planejado, Dourados está recebendo duas visitas do projeto – a primeira e a que chamamos de ‘repescagem’. Isso se deve ao grande efetivo das forças de segurança que se concentram nestas cidades. A finalidade desta segunda visita é justamente contemplar os servidores que não puderam comparecer na primeira oportunidade”, explicou.

Gibim também destacou o empenho da equipe para alcançar o novo recorde: “Esse recorde de atendimentos reflete o trabalho de uma equipe eficiente e comprometida, que merece todos os elogios pelo empenho e pela dedicação em levar saúde e acolhimento a quem tanto se dedica à segurança da população”.

O profissional por trás do uniforme

O sargento da Polícia Militar, Joseval dos Santos Silva, lotado no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), foi um dos beneficiados pela ação e falou sobre a importância do atendimento: “Fui atendido pelo oftalmologista e o resultado deu 1.5 de astigmatismo. Fui contemplado com um óculos novo e o atendimento foi excelente. Estou achando o projeto muito bom, algo realmente diferenciado, uma ação notável e digna de louvor”. Joseval também aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde bucal.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Lucas Henrique Gaiofato Pires, também elogiou a iniciativa: “A vinda da Carreta da Saúde para a cidade facilita muito a nossa vida. Aproveitamos que o oftalmologista e todos os outros serviços estão aqui, e é tudo gerenciado no mesmo local, o que realmente facilita. O atendimento foi ótimo, rápido e muito eficiente”.

Cuidado e prevenção

Um dos diferenciais da Carreta da Saúde é o olhar humanizado voltado ao estresse e à rotina dos servidores. A terapeuta floral, Joseanne Cristina Roque, explicou que as terapias de florais ajudam a equilibrar as emoções e melhorar o bem-estar geral dos profissionais.

“Quando falamos em apaziguar as emoções através da terapia de florais, nosso objetivo é fornecer qualidades e virtudes essenciais aos profissionais de segurança, que estão constantemente condicionados a salvar vidas. Temos um ser humano cuidando de outro ser humano, e isso significa que eles também sentem e são afetados. Nosso papel é organizá-los internamente, ajudá-los a reduzir o estresse e a ansiedade, e proporcionar melhores condições de sono, para que possam desempenhar suas funções com mais qualidade e equilíbrio”, disse.

Na área da saúde auditiva, a fonoaudióloga Karina de Moraes Deluci ressaltou a importância da prevenção, especialmente entre os profissionais de segurança pública, que em diversas situações ficam expostos a ruídos intensos e potencialmente prejudiciais, como disparos de arma de fogo.

“É importante lembrar que, ao falarmos em ‘tiros’, também nos referimos a outros tipos de ruídos nocivos — sejam eles ocupacionais ou domésticos. A exposição contínua a sons de alta intensidade pode causar perda auditiva, que muitas vezes leva ao isolamento social e compromete o desempenho profissional. Esses exames têm justamente o propósito de detectar precocemente qualquer alteração e, quando necessário, possibilitar o fornecimento de aparelho auditivo, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar ao servidor”, destacou.

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública, Ary Carlos Barbosa, acompanhou de perto a movimentação do primeiro dia de atendimentos em Dourados, reafirmando o olhar do Governo do Estado para a linha de frente da segurança pública.

“A Carreta da Saúde representa o compromisso do Governo do Estado com quem dedica a vida à proteção da sociedade. É uma ação que vai além do cuidado físico, pois demonstra respeito e reconhecimento aos nossos servidores, garantindo que tenham saúde, equilíbrio e qualidade de vida para continuar servindo bem à população”, destacou.

Somado ao novo recorde, a Carreta da Saúde já realizou 4,4 mil atendimentos e percorreu seis municípios do Estado: Dourados, Mundo Novo, Ponta Porã, Corumbá, Porto Murtinho e Bela Vista. Em novembro, o projeto voltará a Ponta Porã. A unidade móvel é fruto de um convênio entre a Sejusp e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

Comunicação Sejusp

Veja Também
Últimas Notícias