Campo Grande (MS) – O Governo de Mato Grosso do Sul e a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Estado estudam a ampliação da assistência técnica nos assentamentos sul-mato-grossenses. Nesta terça-feira (12), o governador Reinaldo Azambuja e o superintendente Humberto de Mello Pereira se encontraram na governadoria para avaliar um termo de cooperação técnica.
“Queremos fomentar a produção e a organização social dos assentados do Estado”, falou o governador, destacando a criação de alternativas de renda, entre outras. “Já temos um convênio com o Governo, por meio da Agraer [Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS], atendendo em torno de 4,2 mil famílias. Queremos ampliar esse atendimento para o restante dos assentamentos”, completou Humberto.
Segundo o superintendente do Incra, em Mato Grosso do Sul existem 203 assentamentos com 31,7 mil famílias. Dessas, 7,2 mil participam de convênios com entidades - entre elas a Agraer. “Por isso precisamos universalizar o atendimento [...] e trabalhar a regularização dos assentamentos antigos”, defendeu.
Também participaram da reunião os secretários de Estado de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, e de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado | Foto: Chico Ribeiro.