Campo Grane (MS) - A governadora em exercício, Rose Modesto, anunciará nesta quinta-feira (28), às 15h, Termo de Compromisso entre o Governo do Estado, a Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul (FIEMS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industria (Senai). Com a parceria, a Unidade Ruth Cardoso, no Bairro Dom Antônio Barbosa, terá mais mil vagas para cursos de capacitação (período noturno) na área da construção civil prioritariamente. Na ocasião da assinatura, será anunciada a Unidade 2 do Rede Solidária que será instalada no Bairro Noroeste ainda neste semestre.
Os cursos oferecidos pelo Senai somam-se aos projetos já realizados pelo Rede e que já contemplam 850 pessoas. “Esta é uma parceria que soma nossos esforços em transformar a realidade social de Mato Grosso do Sul ao aumentar o número de pessoas atendidas na nossa primeira unidade no Bairro Dom Antônio Barbosa”, descreveu a governadora em exercício, que acrescenta. “Essa parceria também deverá ser levada para a nossa segunda unidade no Bairro Noroeste”, cita.
Outra novidade para a unidade Dom Antônio Barbosa é a implantação em março do reforço escolar para as crianças e adolescentes, que acontecerá no contraturno escolar. A unidade Ruth Cardoso atende 850 pessoas em 7 módulos que operam com 28 projetos, em cursos como o de padaria, modelagem, aulas de artes e esporte, entre outros.
Jardim Noroeste
Com fortes indicadores de vulnerabilidade social, o Jardim Noroeste foi escolhido para a implantação da nova unidade do Rede Solidária. Com mais de 13 mil moradores, o bairro localizado na saída para Três Lagoas, região urbana do Prosa, tem o pior índice de qualidade de vida da Capital, conforme dados disponibilizados pela prefeitura, por meio do Instituto Municipal De Planejamento Urbano (Planurb-2010).
De acordo com o último Censo/IBGE, jovens de até 29 anos formam quase a metade da população, que ainda convivem com o estabelecimento penal localizado dentro do bairro. O bairro também possui uma aldeia indígena com mais de 500 moradores distribuídos em 98 casas.
Sobre o Rede Solidária
A meta do programa social do Governo é atender tanto as pessoas que recebem o Vale Renda – um benefício para pessoas em situação de risco social (R$170 mensais), quanto famílias em situação de vulnerabilidade social. A primeira unidade foi inaugurada em novembro de 2015, com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Serviço: O Termo de Compromisso será assinado no Gabinete da Governadoria nesta quinta-feira, às 15h.
Michelle Rossi, da Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria e Sedhast.