Rodovia que liga Nova Andradina a campus do IFMS será pavimentada pelo Governo do Estado

• 23/março/2016 4:24 pm

Campo Grande (MS) – O trecho da rodovia MS-473 que liga Nova Andradina a Fazenda Santa Bárbara, local onde está instalado o campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) na cidade, será asfaltado pelo Governo de Mato Grosso do Sul no segundo semestre desse ano. A obra vai beneficiar diretamente alunos e servidores da instituição de ensino, além de contribuir para o desenvolvimento da região.

A confirmação da pavimentação do trecho surgiu nesta quarta-feira (23) durante encontro entre o governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Estado de Infraestrutura Marcelo Miglioli, o prefeito Roberto Rashioka e o reitor Luiz Simão Staszczak. Esta foi a segunda reunião para tratar do assunto. A primeira, quando o governador tomou conhecimento da situação de trafegabilidade do local, foi em fevereiro deste ano.

Nova Andradina (23)

Conforme Miglioli, a expectativa do Governo do Estado é lançar o edital da licitação da obra em abril para iniciar a concorrência em maio e começar a obra até julho. Os custos para asfaltar a rodovia devem ficar em torno dos R$ 30 milhões, estimou o secretário. “Estamos atualizando os valores do projeto para iniciar o processo”, disse.

Serão pavimentados 22,7 km da MS-473, o que beneficiará até 700 alunos. De acordo com o reitor Staszczak, 600 pessoas, entre alunos e servidores, passam diariamente pelo local e enfrentam dificuldades por conta das péssimas condições da rodovia. As más condições de trafegabilidade ainda fazem com que os índices de evasão da instituição aumentem.

Prefeito PMNA (8)
Prefeito Roberto Hashioka

Com a execução da obra, a instituição prevê o aumento da procura pelos cursos e a permanência dos alunos matriculados, explicou o diretor do campus de Nova Andradina, Claudio Sanavria. Para o prefeito Hashioka, a pavimentação da MS-473 tem fundamental importância para o município, uma vez que atende de alunos a produtores rurais. "O local é  um dos pontos de entrada do Centro-Oeste", disse.

IFMS

Reitor
Reitor Luiz Simão Staszczak

Instalado em 2008 e em funcionamento há cinco anos, o IFMS conta hoje com 10 campus e polos de educação a distância em 23 municípios, 688 servidores e cerca de oito mil estudantes.

Em Nova Andradina, o instituto se destaca no ensino na área agrária, especificamente voltado à agropecuária. Entre os cursos de graduação oferecidos pelo IFMS em Nova Andradina estão bacharelado em Agronomia, tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tecnologia em Produção de Grãos.

Também participaram do encontro o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paulo, vereadores de Nova Andradina e produtores ligados ao sindicato rural do município.

Bruno Chaves, da Subsecretaria de Comunicação | Fotos: Chico Ribeiro.